O município de Itambé está completando 96 anos e as comemorações terão grandes shows. A grade completa da festa já foi divulgada e conta com artistas de sucesso nacional e regional. Além das apresentações musicais, a prefeitura pretende realizar a entrega de obras e anunciar novos investimentos.
Neste ano, os festejos terão como tema “Itambé, 96 anos: Respeito a nossa história, amor a nossa gente”.
A festa acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto na Praça San Filli. Os artistas confirmados são – Xanddy Harmonia, Bell Marques, Sinho Ferrary, Edigar Mão Branca, Tayrone, Trio da Huanna e Mateus Lopes.
Antes da festa, no dia 10, haverá um show gospel da cantora gospel Maria Marçal.
Confira a programação:
- 10 de agosto – Maria Marçal e banda Ministério Assevi
- 11 de agosto – Sinho Ferrary e Xanddy Harmonia
- 12 de agosto – Trio da Huana, Mateus Lopes e Edigar Mão Branca
- 13 de agosto – Bell Marques, Tayrone e Ciel Rodrigues.
O cantor Zé Vaqueiro também estava na grade e se apresentaria no dia 11 de agosto, no entanto, após o nascimento de seu filho Arhur, no último dia 24, o artista cancelou toda a agenda até 17 de agosto. A criança nasceu com malformação congênita e precisou ser internadas na UTI. Até o momento, a Prefeitura de Itambé ainda não anunciou quem o substituirá na programação.
Itambé
Itambé é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, localizado na região Itapetinga. Com população de 24.394, a cidade fica a cerca de 50 quiômetros de Vitória da Conquista e a 570 quilômetros de Salvador.
O município nasceu a partir do povoado do Verruga. A sua emancipação política foi conquista em 12 de agosto de 1927. Antes, o território pertencia ao município dede Vitória da Conquista.
No dia 1º de janeiro de 1928, foi empossado o primeiro prefeito, coronel Hygino dos Santos Melo. Em 30 de novembro de 1938, a área do distrito de Itapetinga, então pertencente a Vitória da Conquista, foi anexada ao território do município. Somente em 1952, Itapetinga conquistou a emancipação e foi desanexado de Itambé.
No processo de estruturação política e administrativa, houve também a estruturação da fé. Em 28 de novembro de 1935, foi instalada paróquia de Itambé, graças à influência de Aparício do Couto Moreira, que era parente próximo do monsenhor Moisés Couto, vigário de Itabuna. Este intercedeu para a criação da paróquia, tendo, como primeiro vigário, o padre Nestor Passos. A paróquia de Itambé tem São Sebastião como patrono.