Os candidatos aprovados em concurso público da Prefeitura de Guanambi foram convocados para a apresentação dos documentos de admissão, etapa que antecede a nomeação e a posse no quadro efetivo do município.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a previsão é de que estas etapas ocorram no prazo de 45 dias, quando os novos servidores deverão ficar à disposição da população. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município desta terça-feira (8).
A convocação inclui 47 aprovados para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 36 Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os ACS’s deverão comparecer na Secretaria Municipal de Saúde para entregar os documentos nos dias 15 e 16 de agosto. Já os ACE’s terão os dias 17 e 18 de agosto para fazer o mesmo, ambos no horário das 7h às 12h e das 14h às 17h.
Caso algum candidato não compareça dentro do prazo estabelecido, ele será automaticamente desclassificado e o próximo da lista de aprovados será chamado para a vaga.
O ato da prefeitura, tomado por meio da Secretaria Municipal de Administração, ocorre após um grupo de aprovados cobrar agilidade da administração municipal para proceder com as nomeações, já que completou um ano no fim do mês passado da abertura do concurso.
Eles chegaram a se reunir com secretários municipais na última segunda-feira (7) e receberam a promessa de agilidade nos tramites. A principal justificativa pela cobrança é que a demora na conclusão do concurso está afetando negativamente suas vidas, pois muitos precisaram deixar seus empregos para participar do curso de formação, isto ainda em fevereiro.
Um dos motivos do atraso foram os impasses judicias, já que muitos candidatos foram desclassificados por não conseguirem provar residência na área de atuação escolhida no momento da inscrição para o cargo de ACS e alguns procuraram a justiça para contestar a desclassificação.
Ao todo, foram 48 vagas para Agentes Comunitários de Saúde, divididas por localidades de atuação, que podem ser bairros da cidade, distritos ou comunidades rurais. Já para o cargo de Agente de Combate às Endemias foram 38 vagas.
Quando empossados, os aprovados receberão a remuneração de R$ 2.424,00 para carga horária de 40 horas semanais. A execução do processo seletivo da Prefeitura de Guanambi foi de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).