Destaques

SEC disponibiliza conteúdos para preparação para provas do Enem

Publicado por
Compartilhado

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro. Com intuito de fortalecer a preparação dos estudantes a Secretaria da Educação do Estado (SEC), disponibilizou conteúdos digitais para reforçar o aprendizado. Na Plataforma Anísio Teixeira, no Portal da Educação, (pat.educacao.ba.gov.br) estão disponíveis mais de 15 mil recursos educacionais digitais voltados para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e estudantes.

A Secretaria informou que além de jogos, podcasts, sequências didáticas e animações, a Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/listar) transmite as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que são ministradas, em tempo real e via satélite, para estudantes que residem em áreas remotas da Bahia e envolvem todos os componentes curriculares, a exemplo de Língua Portuguesa; Matemática; Ciências da Natureza: Biologia, Física, Química; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Inovação

Também na plataforma está disponível a “Tabela Periódica de Aplicativos e Ferramentas para Educadores”, criada para potencializar e modernizar o processo de ensino e aprendizagem. O material reúne ferramentas contemporâneas, intuitivas, de fácil utilização e acesso gratuito. Para acessar cada ferramenta, basta clicar no ícone disponível na tabela que um link direcionará o usuário para a plataforma correspondente. A tabela traz aplicativos para celular, sites e softwares para computador, organizados em seis categorias: programação e desenvolvimento; produção audiovisual e fotografia; ferramentas de Inteligência Artificial; produtividade e gestão; ferramenta de designer; e jogos.

Os estudantes da Bahia contam, ainda, com a TV Educa Bahia, canal de televisão aberto. A emissora oferece conteúdos exclusivos para a Educação com uma programação qualificada, que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio. A emissora pública está disponível, em Salvador e Região Metropolitana, no canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e tem um canal específico para outros municípios com transmissão. Também é possível assistir à emissora pelo www.educabahia.ba.gov.br.

Mais apoio

Os estudantes que vão fazer o Enem podem contar, também, com o Universidade para Todos (UPT), programa da SEC que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, e é direcionado a concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual e é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesb, Uefs e Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

As aulas ofertadas são presenciais e acontecem nos polos da capital e do interior, com práticas didáticas que incluem atividades síncronas e assíncronas; simulados que possibilitam que os cursistas possam avaliar o próprio conhecimento; aulões por área do conhecimento; e coletânea de vídeos com profissionais das diversas áreas falando sobre o curso, entre outras ações que visam contribuir com os alunos para o seu ingresso ao Ensino Superior.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 10 de agosto de 2023 08:35

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio