Algumas cidades da Bahia ficaram mais de cinco horas sem fornecimento de energia após o apagão ocorrido na manhã desta terça-feira (4). O problema afetou 25 estados e o Distrito Federal, não atingindo apenas Roraima, que está fora das redes do sistema interligado nacional.
Na Bahia, de acordo com a Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição no estado, às 14h07, todos os consumidores afetados já estavam novamente recebendo a energia. Em todo o país, o total restabelecimento ocorreu às 14h49.
A empresa informou ainda que o problema afetou 99% das cagas nas 417 cidades baianas às 8h31, e que as primeiras localidades tiveram o serviço normalizado a partir das 9h03.
⚠️ COMUNICADO: ENERGIA RESTABELECIDA NA BAHIA ⚠️ pic.twitter.com/rwHN0ERz3o
— Neoenergia Coelba (@neoenergiaba) August 15, 2023
As regiões de Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Porto Seguro foram as primeiras com o serviço restabelecido. Entre 10h e 11h, foi a vez dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina e Paulo Afonso serem religados, assim como parte de Salvador. Entre 12h e 14h,, a energia voltou e toda a capital e Região Metropolitana, bem como em Jequié, Vitória da Conquista e Irecê.
Em Guanambi, a energia foi restabelecida por volta de 11h11.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), uma falha aconteceu no Sistema Interligado Nacional. A causa do incidente, contudo, ainda não foi divulgada pelos órgãos.