Bahia

Feira Literária de Mucugê será aberta nesta quinta-feira

Publicado por
Compartilhado

A sexta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê) começa nesta quarta-feira (16), na cidade de Mucugê e na Vila de Igatu, distrito do município vizinho Andaraí, na Chapada Diamantina. O homenageado deste ano é o compositor José Carlos Capinan, que tem trajetória vinculada ao movimento tropicalista.

José Carlos Capinan é parceiro na autoria de canções com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco, Francis Hime, Gereba, Torquato Neto e Zé Ramalho, entre outros. É autor de nove livros, como Confissões de Narciso, Terra à vista, Inquisitorial e Vinte canções de amor e um poema quase desesperado, onde conta informações de bastidores do processo de criação de várias canções da Música Popular Brasileira (MPB).

Aos 82 anos, Capinan é imortal da Academia de Letras da Bahia. “É um guerreiro da lírica literária, um guerreiro poético da lírica literária. Ele é um poeta engajado e um poeta que dialoga com as diferentes gerações”, diz a curadora da feira, Ester Figueiredo.

Atividades

Desta vez, o público irá se envolver em discussões sobre conexões entre literatura e música. “Observamos que muitas manifestações musicais têm um diálogo muito forte com o livro. E aí, queremos discutir também o ritmo do romance, o ritmo da narrativa literária, o som da narrativa literária, os modos de ler que perpassam também por diferentes suportes”, diz a curadora.

Oficinas, desfiles e shows agitam o primeiro dia da sexta edição. A cerimônia oficial de abertura vai ocorrer no segundo dia, na quinta-feira (17). As atividades se encerram no domingo (20). Toda a programação, que vai além das mesas literárias, está orientada pelo tema literatura e música. Isso inclui, por exemplo, os filmes que serão exibidos na Fligê Cine e as atividades da Fligêzinha, que terá brincadeiras, contação de histórias e outras atrações voltadas para o público infantil.

Haverá ainda mostras estudantis, sarais e concertos que transitam entre a música clássica e o cancioneiro popular, passando pelo cordel e pelo repente. “Serão momentos muito ilustrativos dessa construção curatorial deste ano”, observa Ester.

A curadora destaca o trabalho de artistas que transitam entre e literatura e a música. “Você tem o Arnaldo Antunes que estará com a gente na Fligê como escritor. Ele também é um representante da cena musical. Mas Arnaldo Antunes é um escritor que já foi laureado com o Prêmio Jabuti. O Chico César tem livros dedicados ao público infantil. Tem o Emicida, não é? Ele não está com a gente nessa edição, mas também é cantor, compositor e escritor”, observa.

Outro nome de peso confirmado é o jornalista e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. Ele é autor da obra Quem Foi que Inventou o Brasil? A Música Popular Conta a História da República e participará de uma mesa sobre o assunto. Também estarão presentes a cantora e compositora Letrux e o escritor baiano Itamar Vieira Junior, que venceu o Prêmio Jabuti em 2020 com o romance Torto Arado. Ele está lançado seu novo trabalho intitulado Salvar o Fogo.

“A presença de Itamar neste ano é pra gente realçar a melódica do seu romance, mostrando que quando o leitor se encontra com o livro ele faz pausas, ele vê ritmos no diálogo dos personagens. E o Torto Arado, bem como o Salvar o Fogo, tem como contexto o cenário da Chapada Diamantina. Ele segue o percurso, vamos dizer assim, do Rio Paraguaçu. E esse Rio Paraguaçu é um rio totalmente baiano: nasce no coração da Bahia, que é na Chapada Diamantina, e deságua na Baía de Todos os Santos”, avalia Ester.

Um dos assuntos em debate no evento deverá se dar em torno das possibilidades tecnológicas. A inovação tem permitido que escritores explorem novos formatos. No ano passado, por exemplo, o rapper MV Bill lançou um livro de crônicas intitulado A Vida Me Ensinou A Caminhar, onde ao final de alguns capítulos há um QR Code para acesso a uma de suas canções que teria relação com o texto. Autores dedicados ao público infantil também têm apostado em livros com dispositivos interativos que emitem sons e músicas. “Essa possibilidade da tecnologia musical provocar novos formatos de produções literárias é uma das discussões que a gente está apresentando também na programação”, diz Ester.

Educação literária
Desde a sua primeira edição, a Fligê levanta a bandeira da educação literária como direito à formação humana e coloca em discussão o acesso ao livro à diferentes públicos. Segundo Ester, mesmo na pandemia de covid-19, foram realizadas atividades em formato remoto para promover encontros do público com os escritores e os livros. Ela explica que existe na Bahia uma Rede Colaborativa de Feiras e Festas Literárias, através da qual há uma troca de experiências entre os curadores e produtores de eventos de diferentes cidades.

“A Fligê tem uma importância muito significativa para o estado da Bahia, porque provocou um deslocamento dos eventos literários. Até o ano de 2016, eles eram todos realizados na região metropolitana de Salvador ou no Recôncavo da Bahia. Então com esse deslocamento das cenas literárias para o interior da Bahia, a Fligê impulsionou a realização de outros eventos como em Canudos e em Caculé, abrangendo diferentes territórios do estado. É um evento que tem uma presença forte na Bahia, mas tem ampla participação de outros estados e presença de escritores do mercado internacional”, acrescenta a curadora.

Ester observa que, desde a primeira edição, o projeto curatorial da Fligê se apresenta por meio de um tema e de uma homenagem, que devem estar relacionados. Em 2018, por exemplo, a feira exaltou a escritora Conceição Evaristo enquanto debatia Literatura e Resistência. Em algumas edições, os homenageados foram celebrados de forma póstuma, a exemplo de Castro Alves e Euclides da Cunha.

Da mesma forma, no ano passado, dois pesquisadores foram escolhidos para serem agraciados in memoriam: a bióloga Lygia Paraguassu Batista, falecida em 2021, e o físico Ivanor Nunes de Oliveira, em 2020. Neste ano, o escolhido foi o compositor, poeta e músico José Carlos Capinan, imortal da Academia de Letras da Bahia.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de agosto de 2023 13:29

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio