A Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou nesta quarta-feira (16), mais uma operação ostensiva de combate ao crime. Em meio a fiscalização, foi apreendido um carregamento de 92 cigarros eletrônicos contrabandeados. O flagrante ocorreu no Km 830 da BR 116 em Vitória da Conquista.
Os agentes informaram que a ação teve início após uma ordem de parada ser emitida a um ônibus de viagem que saiu do estado de São Paulo com destino à cidade de Garanhuns, em Pernambuco. Durante a minuciosa fiscalização, foi conduzida uma inspeção no compartimento de bagagem, revelando a presença de um pacote contendo 92 cigarros eletrônicos (vaporizadores).
Importante ressaltar que esses produtos têm sua comercialização proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no território brasileiro, configurando, portanto, o contrabando de mercadorias.
Diante dessa circunstância, os itens apreendidos foram encaminhados à Secretaria da Receita Federal, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.
Cigarros eletrônicos
Os cigarros eletrônicos são aparelhos alimentados por bateria de lítio e um cartucho ou refil, que armazena o líquido. Esse aparelho tem um atomizador, que aquece e vaporiza a nicotina. O aparelho traz ainda um sensor, que é acionado no momento da tragada e ativa a bateria e a luz de led.
A temperatura de vaporização da resistência é de 350°C. Nos cigarros convencionais, essa temperatura chega a 850°C. Ao serem aquecidos, os DEFs liberam um vapor líquido parecido com o cigarro convencional.
Os cigarros eletrônicos estão na quarta geração, onde é encontrada concentração maior de substâncias tóxicas. Existem ainda os cigarros de tabaco aquecido. São dispositivos eletrônicos para aquecer um bastão ou uma cápsula de tabaco comprimido a uma temperatura de 330°C. Dessa forma, produzem um aerossol inalável.