Região de Barreiras

Operação Florestal Bahia 2023 foi lançada com inauguração de base

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Florestal, que dá início às ações especializadas de prevenção e combate às chamas em todo o estado. A data também foi marcada pela inauguração da Base Florestal do Oeste, o espaço abrigará profissionais do Corpo de Bombeiros enviados à região para o combate aos incêndios comuns nessa época do ano, devido ao período seco.

“A Operação Florestal entrou para o calendário da Segurança Pública. O Oeste é uma das regiões mais castigadas com o período seco, aumentando a incidência de incêndios na vegetação, ameaçando o bioma local, além de gerar diversos outros riscos à população”, explicou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Acrescentou também que outras três Bases funcionarão nas cidades de Lençóis, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Base Florestal

O local oferece estrutura completa aos bombeiros militares que vão fortalecer o combate aos incêndios que atingem o Oeste da Bahia, reforçando o gerenciamento das ocorrências de queimadas na região. Além do secretário Marcelo Werner, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini, recepcionaram os especialistas enviados de várias unidades do estado para reforçar as ações na região.

A Base Florestal Oeste funciona no 17° BBM e conta com áreas de convivência, alojamentos, lavanderia e roupário. Na unidade foram investidos R$ 284 mil, provenientes do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom). A unidade garante mais qualidade e conforto para os servidores de diversas unidades do CBM empregadas na operação.

A operação

Cidades do Oeste, da Chapada Diamantina, do Norte e do Sudoeste que sofrem com as queimadas – típicas desta época do ano por conta da baixa umidade e dos longos períodos de estiagem – e com os efeitos do ‘El Niño’, fenômeno climático que, em 2023, tem a possibilidade de ultrapassar recordes de temperatura, receberão apoio de 230 bombeiros. O grupo atuará por tempo indeterminado, a depender da demanda.

A ação tem como principal objetivo combater os incêndios e prevenir sinistros em áreas de vegetação típicas da região, garantindo não só a preservação da natureza, mas a segurança da população. Estratégias foram montadas com o intuito de contribuir para a redução das ocorrências, com o efetivo especializado.

Materiais como sopradores, mochilas costais, abafadores, motosserras e equipamentos de proteção individual (EPIs), também adquiridos para a operação através do Funebom, serão utilizados pelos bombeiros. Aeronaves da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) ajudarão no trabalho de combate ao fogo.

Conforme o comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Barreiras), tenente-coronel Leonardo Araújo Cedraz, informações sobre o alastramento do fogo devem ser repassadas para o CBM com urgência.

“Além do número 193, que leva as informações diretamente para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para as equipes da região, a população poderá entrar em contato com o número da Base Florestal. Ele ficará à disposição para atender às demandas referentes as queimadas”, detalhou, lembrando do contato (75) 9 9832-8747.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de agosto de 2023 17:14

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio