30 C
Guanambi
23.9 C
Vitória da Conquista

Quase 3 mil baianos esperam na fila de transplante de órgãos

Mais Lidas

Quase 3 mil pessoas estão na fila de transplantes de órgãos na Bahia. As informações foram repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quarta-feira (23), e são referentes ao período entre janeiro e julho deste ano.

Segundo a secretaria, a maior espera é referente ao transplante de rins, com 1.597 de pessoas na fila. Mais 1.252 aguardam o transplante de córnea e, 22, de fígado. Ao todo, são 2.871 pessoas aguardam doações de um órgão na esperança de melhoria na qualidade de vida.

Vale lembrar que as doações dependem do grau de urgência do paciente, da disponibilidade do órgão e da compatibilidade do órgão. Quando os pré-requisitos são cumpridos, o paciente está apto a receber o transplante.

De acordo com a Sesab, 587 transplantes foram realizados neste ano. Entre eles estão –  311 de córneas, 172 de rins, 83 de medulas e 21 de fígado, totalizando 587 transplantes.

O Ministério da Saúde divulga outros dados. De acordo com o órgão, foram feitos 541 transplantes entre janeiro e julho deste ano. Além disso, o órgão contabiliza 3.262 pessoas na fila de espera para transplante de rins, fígado e córneas.

Sobre a diferença dos números, o MS afirma que contabiliza não só as pessoas que aguardam transplantes na Bahia, mas também os baianos que aguardam as doações em outras cidades.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas