Bahia

Agricultura familiar da Bahia avança na comercialização de abacaxi para outros estados brasileiros

Publicado por
Compartilhado

Que o sabor do abacaxi de Itaberaba já é reconhecido em toda a Bahia, todo mundo sabe, mas agora os produtos derivados do abacaxi e o abacaxi in natura da Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização (Coopaita) estão chegando a diversos estados brasileiros, com alta regularidade de entrega graças aos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A Coopaita recebeu recursos no valor de R$ 3,6 milhões, por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, destinados à ampliação da Unidade de Produção de Frutas Desidratadas Liofilizadas e de Barras de Cereais, aquisição de máquinas e equipamentos, assistência técnica e extensão rural (Ater), construção de loja para a comercialização de produtos e a implantação de sistema de energia solar fotovoltaica.

As intervenções permitiram à cooperativa ampliar mercados. Hoje, os produtos chegam além da Bahia, e são vendidos para os estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, esse último com entrega semanal de produtos a uma rede de supermercado. Segundo o gerente administrativo da Coopaita, Daniel Cerqueira, estão sendo entregues de 20 a 30 mil frutas por semana para o estado.

“Estamos entregando os abacaxis em caixas personalizadas, o que aumentou as nossas vendas porque agrega valor aos produtos, além de divulgar a marca da Coopaita. As caixas, adquiridas via recursos do Bahia Produtiva, facilitam a segurança do produto durante a viagem, preservando a qualidade do fruto”, comentou Daniel.

Como consequência das vendas, os agricultores familiares passam a ter mais renda para continuar o plantio do fruto. O agricultor Manoel da Cruz reforçou a importância do apoio do governo estadual. “O Bahia Produtiva foi muito importante para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva. Depois dos investimentos, a nossa renda aumentou cerca de 30% e hoje produzimos 300 mil frutos por ano”, ressaltou.

O agricultor Sydney Queiroz destacou a permanência das pessoas do campo depois dos investimentos no abacaxi. “Depois da cultura do abacaxi, o pessoal parou de migrar para São Paulo porque tem trabalho aqui. Antes, os atravessadores chegavam e colocavam o preço que queriam e o agricultor tinha de vender porque o abacaxi tinha prazo para ser colhido. Pela cooperativa, o preço é mais justo”, informou.

Frutas desidratadas

Além do abacaxi, a Coopaita beneficia e comercializa as frutas desidratadas: abacaxi, manga, banana, jaca, citrus e mix de frutas em embalagens de 100 e 250 gramas e também de um quilo. Em breve, a cooperativa estará lançando a nova linha de frutas liofilizadas – frutas que passam por um processo de sublimação – e barras de frutas.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 24 de agosto de 2023 09:04

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio