Destaques

Ministro autoriza realização de estudos para concessão do Projeto de Irrigação Vale do Iuiú

Publicado por
Compartilhado

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio do ministro Waldez Góes, irá autorizar nesta quinta-feira (24), a realização de edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para promover Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no estado da Bahia.

De acordo com o Ministério a solenidade contará com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e será realizada a partir das 10h30, na Agrícola Mattioni, localizada em áreas do projeto.

Administrado pela Codevasf, instituição vinculado ao MIDR, o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú está localizado no sudoeste da Bahia, na região do Médio São Francisco, abrangendo os municípios de Iuiú e Sebastião Laranjeiras.

Com cerca de 250 mil hectares de terras, o projeto contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).

Baixio do Irecê

Na solenidade, também será assinado protocolo de intenções entre o MIDR, por meio da Codevasf e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) para a concessão de dois lotes irrigáveis para implantação de viveiros para produção de mudas de espécies nativas (aroeira e angico) e mudas cítricas, bem como instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado Baixio do Irecê, também localizado na Bahia.

Considerado o maior projeto de irrigação da América Latina e dividido em nove etapas, o Baixio do Irecê, localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, já iniciou suas atividades produtivas. Até o final de 2024, o investimento em obras de infraestrutura e produção deve chegar a R$ 500 milhões numa área de 8 mil hectares.

As etapas 1 e 2, implantadas pela Codevasf, receberam financiamento de R$ 100 milhões por parte do Banco do Nordeste, entre recursos para empresários e pequenos produtores, correspondendo a uma área de 1,8 mil hectares que já está em início de produção. Atualmente, há 1 mil hectares com plantação de milheto para incorporação no solo; 20 hectares de citrus (limão-taiti), consorciado com melancia e abóbora; e 80 hectares de feijão, dos quais 40 hectares já foram colhidos.

Antes da cerimônia, o ministro participará de um plantio simbólico de sementes de mamona e acionamento do sistema de irrigação na Agrícola Mattioni. Waldez Góes também realizará, às 13h10, uma visita técnica à Estação de Captação no rio São Francisco.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 24 de agosto de 2023 10:44

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio