A onda de calor tem proporcionado temperaturas elevadas em Guanambi nos últimos dias, acima do que é mais comum de ocorrer durante o mês de agosto, em pleno inverno no hemisfério sul.
Nesta sexta-feira (25), os termômetros chegaram a marcar 37,1ºC, a maior de 2023, superando os 36,8ºC registrados no dia 18 de abril, a maior temperatura de outono já registrada na cidade em 15 anos de medições.
As previsões indicam que o tempo quente deve continuar pelo menos até o início da próxima semana, com temperaturas variando entre 23ºC a 36ºC. Também pode voltar a chover na região antes do final do mês e os primeiros dias de setembro devem ter temperaturas mais amenas na região.
Alguns institutos e modelos meteorológicos indicam a possibilidade de pancadas de chuva isolada já a partir deste domingo (27). No entanto, as chances são maiores a partir da próxima terça-feira (29).
O acumulado de chuva previsto para os próximos dias pode chegar a 20 milímetros (mm) e em alguns locais superar 50 mm. As previsões indicam que as precipitações devem ocorrer em forma de pancadas ou até pequenos temporais em algumas localidades.
Com o aumento da nebulosidade sobre a região, a menor incidência de sol deve impedir que as temperaturas voltem a superar os 35ºC durante o decorrer da próxima semana. Entretanto, não deve voltar a fazer frio nos próximos dias na região.
Onda de Calor
Na manhã desta sexta-feira (25), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Alertas de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, para onda de calor até a próxima segunda-feira (28), atingindo 264 cidades da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Tocantins.
O calor excessivo, de 5ºC acima da média por um período de cinco dias, pode causar hipertermia e risco de morte.
Além do alerta vermelho de calor, também foi emitido um alerta laranja de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 15%, e outros alertas amarelos com maior abrangência pelo mesmo motivo.
Em muitas localidades, principalmente do Piauí, Maranhão e Mato Grosso, as temperaturas passaram de 40ºC nos últimos dias. De acordo com os dados do Inmet, a maior máxima do mês foi registrada no último domingo (20), na cidade de Turiaçu, quando o registro foi de 43.3ºC.