Anúncio
Bahia

Salvador anuncia Festa de Santa Dulce em 2024 e investimentos para o turismo religioso

Publicado por
Redação
Compartilhado
Anúncio

Após atrair 80 mil pessoas, a Festa de Santa Dulce dos Pobres, realizada em agosto pela Prefeitura de Salvador e Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), já tem nova edição garantida para 2024.

Nesta quinta-feira (31), o prefeito Bruno Reis, ao lado da superintendente da Osid, Maria Rita Lopes Pontes, e do frei Ícaro Rocha, iniciou as tratativas para a realização do evento do próximo ano, que terá estratégia de divulgação mais abrangente.

Anúncio

A ideia é consolidar a Festa de Santa Dulce dos Pobres no calendário religioso da cidade. “A gente vai preparar uma grande programação para o ano que vem, para podermos anunciar com máxima antecedência no Brasil e no mundo, mobilizando todos os agentes envolvidos. Agosto tem que ser o mês de Santa Dulce. Para isso, temos que ter a capacidade de fazer o que for necessário, inclusive, investindo recursos para potencializar essa festa”, afirmou o prefeito.

A iniciativa, acrescentou, também envolverá investimentos em obras de requalificação e infraestrutura, uma delas já com início imediato. Bruno Reis autorizou o início da requalificação da sala dos ex-votos do Santuário Santa Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa, e anunciou que outros projetos já estão sendo pensados para a região.

Um deles é a oficialização do Território Santo, que vai da Basílica Conceição da Praia, no Comércio, passando pelo Santuário Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e entorno da Igreja dos Alagados (esta com obras de requalificação prevista para entrega ainda este ano) e Basílica do Bonfim. A Prefeitura também estuda intervenções no Largo dos Mares para tornar o local outro atrativo religioso.

Presente

O sentimento de agradecimento, fé, devoção, amor e caridade tomou conta do Centro Histórico de Salvador neste último dia do mês de agosto, com o retorno da imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres à Praça Municipal. A ação fez parte do encerramento dos festejos em homenagem à primeira santa brasileira. O ato teve a bênção do Frei Ícaro Rocha, do Santuário Santa Dulce, e a presença de dois ilustres convidados: a atriz Regina Braga, que interpretou o Anjo Bom da Bahia no filme Irmã Dulce (2014), e do marido, o médico Dráuzio Varella.

A iniciativa envolveu ainda a apresentação de uma réplica da Kombi Corujinha, que Irmã Dulce utilizava para resgatar as pessoas em situação de rua, na década de 1970, e que passa a fazer parte do acervo da instituição criada pela religiosa. A Prefeitura de Salvador foi presenteada com uma imagem da santa, que ficará na recepção do Palácio Thomé de Souza, no Centro.

Números

Entre os dias 1º e 13 de agosto, a Festa de Santa Dulce teve como palco principal a Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, na Cidade Baixa, recebendo cerca de 80 mil pessoas. O evento foi considerado uma importante iniciativa de atração turística e de mobilização social, que contou com 322 artistas envolvidos.

Anúncio

Na área econômica, a Festa de Santa Dulce criou 512 postos de trabalho diretos e 1.732 indiretos, além de contar com 172 estabelecimentos comerciais envolvidos e 90 expositores na Quermesse Dulce dos Pobres e na Feira Expo Mulher. Na área social, foram promovidas 268 ações, sendo 48 missas, três procissões, uma carreata, uma motociata e uma bicicleata, além de visitação ao Memorial e Galeria Santa Dulce e oferecimento de 11 serviços à população em geral com 1.392 atendimentos realizados.

Dentre os serviços, o Castramóvel agendou 150 animais para castração e o serviço de vacinação animal imunizou 20 cães e gatos. Já a Feira Expo Mulher atraiu um público de 6 mil pessoas. A Exposição Mário Leal Ferreira recebeu mais de 2 mil visitantes e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) realizou 205 atendimentos.

Já a vacinação humana aplicou 82 doses contra Influenza, 75 da Pfizer Bivalente contra a Covid-19. Além disso, foram distribuídos 150 kits de saúde bucal. O atendimento jurídico orientou 70 pessoas, enquanto que a Diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Codecon) atendeu dez pessoas. O CadÚnico, por sua vez, registrou 650 atendimentos. A campanha de doação de sangue, ocorrida durante o evento, resultou em 777 bolsas doadas.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 1 de setembro de 2023 11:23

Redação

Anúncio
Publicado por
Redação

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio