Região de Salvador

TCA abre inscrições para cursos de iniciação à música sinfônica

Publicado por
Compartilhado

Estão aberta as inscrições para a 3ª e última edição do ano dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica oferecidos pelo Teatro Castro Alves (TCA). As aulas, serão realizadas entre 18 de setembro e 15 de dezembro, têm como público-alvo pessoas maiores de 15 anos que desejam adentrar neste rico mundo: não é necessário conhecimento prévio, o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento. Com encontros na modalidade online, os cursos podem contemplar alunos de várias cidades da Bahia e do Brasil.

Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, até 10 de setembro, através de preenchimento de formulário disponível no site do TCA. Todos os cursos são gratuitos.

São oferecidas turmas de três cursos: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas ou às quartas, das 10h às 12h; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças, das 19h às 21h, ou às quintas, das 10h às 12h; e “Iniciação à flauta doce”, com Uibitu Smetak, às terças ou às sextas, das 10h às 12h30. Os três professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos têm um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom. Com duas salas por semana de cada curso, são 390 alunos contemplados no total.

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Finalizadas as inscrições, os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga até o dia 15 de setembro, devendo confirmar o interesse. Também antecipadamente, serão repassadas todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta de realização das aulas com facilidade, sem qualquer custo, bastando ter a conexão à internet.

Especificamente no curso “Iniciação à Flauta Doce”, o aluno terá direito ao certificado com 80% de presença nas aulas, também sendo necessária uma prática individual, apresentada na última aula: sejam exercícios abordados ao longo dos encontros de aprendizado ou algum tema livre à escolha do aluno. Além disso, logo na primeira aula, o participante deverá ter em mãos uma flauta soprano (germânica ou barroca). Caso o aluno pretenda adquirir o instrumento, a sugestão é que se opte pela flauta barroca. Para o aluno participar dos exercícios propostos em aula, a câmera deverá estar aberta, visando orientações e correções da postura.

A linguagem musical da orquestra sinfônica 

Com Alexandre Loureiro

Turma 1: segundas-feiras, das 10h às 12h, de 18 de setembro a 20 de novembro
Turma 2: quartas-feiras, das 10h às 12h, de 20 de setembro a 29 de novembro
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a audição musical consciente.

O curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.

Grandes compositores da música clássica

Com Karina Seixas

Turma 1: terças-feiras, das 19h às 21h, de 19 de setembro a 5 de dezembro
Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 12h, de 21 de setembro a 7 de dezembro
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos

O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música clássica e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo.

Os compositores que serão apresentados são: Haydn, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2011.

Iniciação à flauta doce

Com Uibitu Smetak

Turma 1: terças-feiras, das 10h às 12h30, de 19 de setembro a 5 de dezembro
Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 12h30, de 22 de setembro a 15 de dezembro
35 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce (germânica ou barroca)

O curso destina-se a pessoas que desejem adquirir capacitação elementar em música. Durante as aulas, participantes recebem noções de execução de um instrumento musical (a flauta doce), assim como instrução em teoria musical, percepção e literatura musical (música de concerto).

Tem por objetivo capacitar indivíduos com conhecimento musical prático e teórico em nível elementar, como enriquecimento cultural, e lhes oferecer a prática musical enquanto diletantes, visto que um curso profissionalizante seria de maior complexidade e ultrapassaria o escopo desta ação que visa, antes de tudo, um enriquecimento global do indivíduo através da musicalização, e não a formação profissional em música. O projeto justifica-se pela sua importância enquanto veículo de incentivo à aquisição cultural através da arte da música. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.

Esta postagem foi publicada em 1 de setembro de 2023 09:13

Publicado por

Notícias recentes

SES/MG abriu processo seletivo com 261 vagas em várias cidades

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira, 29 de abril,…

29 de abril de 2024

Concurso da Polícia Científica de Pernambuco oferta 213 vagas com salários de até R$ 10,5 mil

As secretarias de Administração e de Defesa Social de Pernambuco abriram um concurso público visando…

29 de abril de 2024

MGI abriu processo seletivo com 200 vagas e salários de R$ 8,3 mil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu um processo seletivo.…

29 de abril de 2024

Mais 38 pássaros silvestres foram apreendidos em Vitória da Conquista nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (29), em mais uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)…

29 de abril de 2024

Importação de pneus chineses foi suspensa por concorrência desleal

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), informou nesta segunda-feira (29) que foram…

29 de abril de 2024

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 15 de maio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Informativo Meteorológico…

29 de abril de 2024