As inscrições para o projeto Cria Bahia Criativa se encerram nesta segunda-feira (11). O projeto oferece um ciclo de capacitação gratuitamente para empreendedores da economia da cultura. As pessoas interessadas em participar da seleção podem se inscrever por meio do link do Cria Bahia Criativa.
Serão ofertados o total de 80 vagas e o resultado será divulgado no dia 14 de setembro. Para garantir a participação de representantes de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, será reservada uma vaga por Território.
De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), o programa conta com 108 horas de capacitação por turma e vai acontecer de modo on-line entre os dias 18 de setembro e 9 de dezembro de 2023. O ciclo vai incluir formação e consultoria coletiva em Empreendedorismo Cultural, com o objetivo de qualificar os participantes para um melhor desempenho nas suas atividades e fornecer suporte para que desenvolvam projetos culturais nas diversas linguagens artísticas e expressões da Cultura. Ao final, cada participante terá em mãos um anteprojeto para captação de recursos, que será produzido ao longo do ciclo, com o apoio da equipe de instrutores e consultores.
“Com o Cria Bahia Criativa, ao capacitar empreendedores do setor cultural, buscamos também expandir as possibilidades de financiamento do setor e de concretização dos mais variados projetos culturais. Entendemos essa ação como estratégica e estruturante para o fortalecimento do campo cultural”, explica Fernando Santos, diretor de Economia da Cultura da Secult-BA.
O Projeto Cria Bahia Criativa é realizado pelo Ministério da Cultura do Governo do Brasil e pelo Governo da Bahia, através da Diretoria de Economia da Cultura da Superintendência de Promoção Cultural/Secult-BA, com a produção da Benditas Projetos Criativos.
Sobre o Bahia Criativa
O Escritório Bahia Criativa integra as ações do governo estadual para o desenvolvimento da economia da cultura na Bahia. Trata-se de uma ação finalística da Secult-BA, executada pela Diretoria de Economia da Cultura (DEC) da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult).
Inaugurado em 14 de maio de 2014, o Escritório está localizado no Forte do Barbalho, em Salvador, e tem como missão formar, qualificar e orientar profissionais e empresas ligadas aos setores criativos em todo o território baiano, operando, também, como meio de articulação entre profissionais criativos e organismos públicos e privados. Desde a sua inauguração, já realizou mais de 5 mil atendimentos, beneficiando profissionais e empreendedores nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.