Data de início da operação comercial no Aeroporto de Bom Jesus da Lapa ainda não está definida

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve mais uma vez em Bom Jesus da Lapa para inaugurar obras nesta sexta-feira (8). Na ocasião, ao ser questionado por membros da imprensa, ele falou sobre a expectativa de operação comercial no novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa.

A empresa que deve operar na cidade é a VoePass, especializada em voos regionais e com atuação para vários destinos na Bahia. “Negociamos com a empresa, fizemos estudos, eles pediram as condições ao governo do estado e nós nos comprometemos. Estamos vendo aqui para que os prefeitos também ajudem”, disse o governador.

Ele disse no entanto que a palavra final sobre o inicio das operações deverá ser da empresa, já que se trata de uma operação privada. “Eu espero que entre outubro e novembro, com fé em Deus, possamos ter. Mas eu não tenho poder, pois é uma empresa particular. O que coube ao estado e ao município fazer nós fizemos. Inclusive, o aeroporto está pronto para receber voos noturnos”, concluiu.

Já a VoePass informou que ainda não tem uma previsão para início das operações na cidade. Prefeitos da região estão estudando a viabilidade para que prefeituras, consórcios públicos e empresas se unam para negociar pacotes de passagens e garantir uma demanda mínima pelo serviço que viabilize as operações.

Além da demanda local por passagens, os turistas que visitam Bom Jesus da Lapa todos os anos para as romarias religiosas também podem potencializar o mercado aéreo local.  O novo Aeroporto foi inaugurado no dia 6 de agosto, quando o governador também esteve na cidade. O investimento na obra foi de R$ 26,1 milhões.

Localizado na BA-160, próximo da BR-430, o equipamento conta com pista asfaltada de 1.550 metros de comprimento por 30 de largura e área de segurança de fim de pista (RESA) de 120 por 80 metros nas duas cabeceiras, além do terminal de passageiros com melhor estrutura para o atendimento de voos regionais.

A ligação aérea mais próxima a Bom Jesus da Lapa é Guanambi. Com a conclusão da pavimentação da BA-573, entre Matina e Riacho de Santana, a distância entre as duas cidades passará a ser de um pouco mais de 140 quilômetros. O trajeto atual, via Caetité, tem quase 180 quilômetros de extensão.

Em Guanambi há um voo diário para Belo Horizonte, operado pela Azul Linha Aéreas, e um voo com cinco frequências por semana para Salvador, feito pela VoePass.

Agenda

A agenda do governador Jerônimo Rodrigues esteve em Bom Jesus da Lapa para entregar o trecho recuperado da BA-160, entre a BR-430 e a Ponte sobre o Rio das Rãs. Ele também inaugurou o Complexo Poliesportivo Educacional implantado no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, além do Mercado Municipal Claudio Roberto Bezerra Nascimento, conhecido como “Feirinha do Bairro João Paulo II”, que foi requalificado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile