A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou neste domingo (10) a cerimônia de inauguração do Orquidário Municipal. O evento contou com a presença de dezenas de autoridades, integrantes do Governo Municipal e visitantes, muitos deles acompanhados por familiares – incluindo inúmeras crianças e até animais de estimação.
A ocasião e o ambiente com mais de 200 plantas, entre orquídeas, bromélias e outras espécies ornamentais, favoreceram que as pessoas estivessem bem à vontade. A começar pela própria prefeita Sheila Lemos, que escolheu pessoalmente um poema apropriado para a data – “Três Orquídeas”, de Cecília Meireles – e pediu que o secretário municipal de Educação e poeta, Edgard Larry, o declamasse para o público, na abertura da solenidade.
“Um feliz e abençoado domingo para todos”, saudou Sheila, antes de agradecer às equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Infraestrutura Urbana (Seinfra), à Associação Orquidófilos Conquistenses Associados (Acor) e aos empresários que contribuíram para a construção do Orquidário Municipal e foram, portanto, responsáveis por tornar real o projeto, cujo conceito foi desenvolvido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner (1937-2021). A iniciativa surgiu há cerca de quatro anos, durante a gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (1948-2021).
Apreciadora de orquídeas, a prefeita compartilhou com o público o apreço que tem pela espécie. “Vocês não imaginam como é gostoso acordar num ambiente que tem orquídeas”, comentou, comparando-as às mulheres: “Elas são flores muito fortes. Podemos colocá-las como a representação de uma mulher. Frágeis, porém fortes”, analisou. “E florescem o tempo inteiro. Se tivermos cuidado, amor e carinho, vão estar sempre florescendo”.
Turismo e investimentos
Tanto o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira, quanto a deputada federal Rogéria Santos ressaltaram o potencial do Orquidário para reforçar o turismo em Vitória da Conquista. “Isto vai virar um lugar de turismo. Um lugar de entretenimento para as pessoas interagirem, tirarem o estresse e virem com as famílias”, afirmou o vereador.
A deputada concordou. “Precisamos fazer disto aqui um marco turístico na nossa cidade”, disse Rogéria, falando como conquistense: “Vitória da Conquista é uma cidade encantadora, não só pelas belezas naturais. O diferencial é o seu povo. Tenho verificado a força do povo conquistense”, observou.
Diante do público, Rogéria se comprometeu a destinar a Vitória da Conquista R$ 500 mil em emendas parlamentares, ainda este ano. “Quero investir neste projeto. Quero ver, aqui, crianças e adolescentes aprendendo a cuidar do meio ambiente”, garantiu a parlamentar. “Fico muito feliz de ver a minha cidade nas mãos de uma mulher competente”, complementou. Prontamente, a prefeita Sheila Lemos agradeceu: “Fico muito feliz, porque não é somente com boa vontade que se fazem políticas públicas. Também são necessários investimentos como esse”.
“Beleza, educação e convivência”
Anfitriã do evento, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, também mencionou a visitação pública como objetivo, mas ressaltou também o potencial educativo do equipamento, a respeito de questões ambientais. “Este é um governo que se preocupa verdadeiramente com as pessoas e com o meio ambiente. Um espaço como este vem para abrilhantar ainda mais a nossa cidade. É um ambiente perfeito para que a gente tenha a conexão homem-natureza”, afirmou. “Tem muita gente que já está ansiosa para vir fazer yoga e piquenique. Estamos de portas abertas para todos vocês. Desejo que aproveitem esta linda vista”.
O Orquidário Municipal vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada gratuita. “O que a gente quer é que seja um espaço que a comunidade verdadeiramente utilize. Um espaço educativo, de cultura e lazer. Queremos que as pessoas venham viver este espaço de beleza, educação e convivência”, conclamou a prefeita Sheila Lemos.
Projetos em desenvolvimento
O investimento em iniciativas educacionais está nos planos da equipe responsável pela manutenção do Orquidário. É o que diz a bióloga Danielly Campos, que cuida pessoalmente do plantio e do acompanhamento das plantas existentes no espaço. Ela coordena todas as etapas da produção da flora local, incluindo o controle de fungos e bactérias com o uso de defensivos naturais.
Desde que se juntou à equipe da Semma, Danielly identificou duas nascentes do Rio Verruga em áreas próximas ao Orquidário, e solicitou que ambas fossem revitalizadas, formando um lago rodeado por grama e pedras – o que deu origem a um ambiente considerado ideal para orquídeas que necessitam de maior umidade. Além disso, a bióloga pretende levar para o local a cultura de abelhas sem ferrão. “É um trabalho que eu já faço no meu orquidário particular, e que eu trouxe para o Orquidário Municipal, porque espaço a gente tem”, informou.
“Nós também procuramos valorizar as orquídeas nativas. Temos orquídeas maravilhosas, nativas aqui do Nordeste, e vamos desenvolver projetos valorizando essas espécies nativas”, disse Danielly.
“Vim conhecer e valorizar”
Embora não se considere um orquidófilo profissional – segundo ele, por falta de espaço -, o artista plástico Romeu Ferreira cultiva pelo menos 50 orquídeas em sua casa. O interesse pela planta o atraiu para a cerimônia de inauguração. Ali, acompanhado pela esposa, Margarida, o artista pôde ver o Orquidário pela primeira vez – e pretende voltar em outras ocasiões.
“Vim conhecer este espaço e valorizar. Na realidade, eu acho que Vitória da Conquista precisava de um orquidário”, disse Romeu. “Criar o orquidário é uma boa iniciativa, muito importante. De vez em quando, vou vir para ver como estão as bichinhas”, acrescentou, referindo-se com intimidade a espécies que ele conhece bem e mantém em casa – algumas mais comuns, como a phalaenopsis, e outras mais raras, a exemplo da cattleya.
O Orquidário
Localizado nas proximidades da rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, ao lado do Horto Florestal, o Orquidário Municipal foi construído em uma área de vegetação densa, o que favorece o projeto. O equipamento ocupa uma área de 706,37 m², com estrutura metálica, iluminação e paisagismo.
Para viabilizar o projeto, foram investidos R$ 682.627,23 oriundos de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, como parte do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A menos de um quilômetro dali, está a Catedral das Flores, que também será entregue pela Prefeitura neste ano. Juntos, os equipamentos formam o Parque Ambiental do Rio Verruga.