O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi segue com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento sobre práticas pedagógicas contextualizadas e adaptadas para estudantes com deficiência, voltado a professores da educação básica da rede pública de ensino que atuam ou pretendem atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para concorrer é preciso ser docente da educação básica da rede pública de ensino e comprovar vínculo institucional, por meio de apresentação de um contracheque atualizado dos últimos 3 meses.
São 300 vagas com carga horária de 120h e duração de 4 meses. A oferta será na modalidade de educação à distância (EaD), com atividades ao vivo pela internet ao longo dos módulos do curso.
As inscrições são gratuitas serão encerradas nesta quinta-feira (14). Os candidatos precisam acessar a página de seleções do IF Baiano para ter acesso ao formulário.
A seleção será realizada por meio de ordem de inscrição, observando o cumprimento dos requisitos previstos no edital. A aula inaugural está prevista para ser realizada no dia 4 de outubro.
O curso é ofertado em descentralização da execução, por meio da da Diretoria de Políticas de Edução Especial na Perspectiva Inclusiva, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação.
O curso tem como objetivo discutir com os professores, a partir das experiências construídas, a importância da EJA enquanto direito humano, além de compreender a importância das adaptações curriculares para um processo de ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes com deficiência na EJA.
Também é um objetivo do curso fomentar o trabalho colaborativo dos professores da sala comum com os educadores especiais e outros agentes da escola, ressaltando a inclusão como dever de todos.
Por fim, o curso pretende formar professores para atendimento das demandas educativas dos estudantes com deficiência na EJA, buscando garantir o acesso, permanência e participação desse público na sala de aula comum;