Foi realizado nesta segunda-feira (11) reunião entre equipes da Defesa Civil e servidores da Central de Equipamentos (Deserg), setor vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a fim de discutir ações de caráter preventivo para o período chuvoso. Os encontros vem ocorrendo desde o fim de agosto, e tem como principal objetivo, criar uma rede de apoio para prevenir possíveis danos causados pelas chuvas em Vitória da Conquista.
A ideia dos encontros é orientar os trabalhadores que atuam nas ruas e em obras municipais, para que identifiquem possíveis situações que possam trazer problemas para a população e notifiquem a Defesa Civil a respeito. A primeira reunião do ciclo, em 31 de agosto, foi com garis da empresa Torre Empreendimentos.
Segundo o coordenador do Deserg, Lucas Batista, a criação de um grupo interno, chamado SOS Deserg, está relacionada a essa iniciativa, já que os integrantes estarão envolvidos em ações externas. “Esse grupo foi criado para todas as intervenções relacionadas a chuvas, incêndios, carros quebrados nas ruas, em que daremos apoio ao Simtrans, por exemplo. Estamos prontos para isso, para direcionar as nossas forças”, afirmou Lucas.
O servidor Wadson Martins, do Deserg, considerou a conversa “bem proveitosa” e defendeu que o trabalho preventivo seja feito em parceria. “Nós também solicitamos à Defesa Civil que nos ajudasse com equipamentos, para que a gente possa exercer o nosso trabalho com qualidade e segurança. Como é chuva, a gente não prevê. E, geralmente, ela está vindo com força. E a gente precisa de um equipamento mais adequado para que possamos garantir segurança a nós e à população”, disse Wadson.
Após a reunião, a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, considerou “fundamental” a participação do Deserg em iniciativas desse tipo. “É quem leva as máquinas no momento do socorro. E eles já estiveram com a gente durante as chuvas de 2021 e 2022, e estão de prontidão para colaborar com a Defesa Civil”, afirmou.
“Nada melhor do que um bate-papo para passar para eles a importância desse trabalho e dessa resposta à população. Não só enquanto servidores e gestores, mas principalmente como cidadãos. Foi uma reunião proveitosa em que eles apontaram reivindicações positivas, que a gente agrega ao nosso plano de contingência emergencial”, complementou Rosa.
A Defesa Civil aguarda, agora, que outras secretarias entrem em contato para agendar novos encontros e prosseguir com o alinhamento de ações preventivas. “Óbvio que ninguém pode impedir uma chuva ou um temporal, mas a gente pode minimizar com ações preventivas, e é isso que estamos tentando, de todas as formas, junto com todas as outras secretarias”, observa a coordenadora.