Saúde

Bahia ampliará assistência à saúde mental

Publicado por
Compartilhado

Novos postos de atendimento do Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de acolhimento serão construídos na Bahia. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, que ampliará o número de serviços que prestam assistência à saúde mental.

Com previsão para início das obras em 2024, as novas unidades serão especializadas no tratamento e reinserção social de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, constituído por uma equipe multiprofissional.

Anúncio

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as novas unidades serão construídas dentro do Programa de Fortalecimento do SUS no Estado da Bahia – PROSUS II, que está sendo elaborado pela Secretaria em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Na primeira fase do programa, foram entregues, nos anos de 2019 e 2020, dez Caps ao todo. Todas essas unidades reforçam a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Bahia que hoje conta com 327 Caps.

Uma das unidades entregues pelo Governo do Estado em 2019 foi o Caps Armação, na capital baiana. O centro é um do tipo 3, que proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana. Um dos usuários da unidade é o marceneiro Luiz Júnior.

Ele conta que antes de iniciar o acompanhamento no Caps tinha uma visão completamente diferente da que tem hoje. “Achava que era um lugar que só tinha usuários de drogas e aqueles com pouca sanidade mental, Depois que comecei meu tratamento vi que estava errado. Venci o preconceito e tenho uma assistência muito humanizada. Sou abraçado pelos profissionais e pelos demais pacientes como se fossem da minha família”, conta ele.

Além destes centros, a Sesab anunciou a construção de 42 novas Unidades Básicas de Saúde e 38 novas Unidades Básicas de Saúde Indígenas (UBSi). “Todo esse investimento faz parte de uma estratégia de podermos ampliar ainda mais o acesso do cidadão à assistência à saúde. Dentro da perspectiva de ampliação da rede, estamos preocupados também com as questões de saúde mental”, aponta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

O PROSUS tem como objetivo ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na rede de atenção do estado, através do fortalecimento da atenção primária, da descentralização e regionalização das ações de média e alta complexidade e interoperabilidade de dados em saúde para toda a rede SUS do estado da Bahia.

Suporte técnico

A atuação do Estado na área da saúde mental não está restrita à construção dos Caps. O Estado tem o papel de monitoramento, suporte técnico e de organização das redes de saúde. André Bonfim Dias, psicólogo, técnico da coordenação de Saúde mental da Sesab, explica que o atendimento à pessoa em sofrimento mental deve ser feito de acordo com o que é preconizado na RAPS. “No desenho da assistência de rede existem, dentre outros serviços, as unidades básicas, os Caps e os hospitais gerais, representando uma rede com diversidade de atendimento. A necessidade do paciente é que vai definir qual tipo de serviço será o mais indicado”, aponta o psicólogo.

De acordo com o técnico, as questões mais leves podem ser resolvidas na atenção básica, as questões de média complexidade podem ser atendidas nos ambulatórios especializados e as questões mais graves devem ser atendidas nos Caps. “Existem ainda os casos de emergência que devem ser encaminhados para unidades hospitalares”, afirma.

A Sesab ainda estimula os gestores municipais a implantarem equipamentos como Caps e residências terapêuticas. Dentro desta perspectiva é dado todo o suporte para os municípios fazerem a implantação dessa rede.

Envolvimento da Família

Os profissionais que atuam na área de saúde mental são taxativos quando a questão é o envolvimento da família no tratamento do paciente com algum tipo de transtorno. André Bonfim Dias, psicólogo, técnico da coordenação de Saúde mental da Sesab, aponta que a cultura da inclusão é essencial para o sucesso do tratamento. “Fazendo um paralelo de um paciente que, por exemplo, tem hipertensão. A gente não o afasta do convívio familiar. Então é essencial ter a participação dos familiares no processo de acompanhamento”, afirma o psicólogo.

Estado garante internações quando necessárias

André Bonfim Dias chama atenção que atualmente as internações devem ser feitas apenas em casos específicos e por curtos períodos. “A ciência observou que a internação por longos períodos é algo muito danoso. Estar em isolamento é muito ruim. Como melhorar a saúde mental de uma pessoa deixando ela trancada? Antes se entendia que a pessoa tinha que ser retirada do convívio, uma ideia que já mudou”, revela.

A legislação prevê a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se deem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração. Isso significa que o tratamento ambulatorial ocorrerá nos Caps, enquanto os hospitais gerais atenderão os pacientes em situações de crise.

Em 2023, até o mês de junho, foram 3584 Internações por transtornos mentais e comportamentais. Em 2022 este número chegou a 8688, cerca de 11% a mais que em 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, quando foram 7805 registros.

Os hospitais vinculados à Sesab, em gestão direta ou indireta, possuem 250 vagas de internação em saúde mental, em unidades gerais (70) e em unidades especializadas (180) em Salvador e no interior do Estado.

Como ter acesso

Os Centros de Atenção Psicossocial podem atender aos pacientes por demanda espontânea ou mediante encaminhamento. A questão de saúde pode ser identificada inicialmente em uma unidade básica de saúde e posteriormente pode ser encaminhada para um Caps para criar plano terapêutico.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 13 de setembro de 2023 10:12

Publicado por

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio