31.1 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Exame Nacional de Residência recebe inscrições

Mais Lidas

O Exame Nacional de Residência (Enare) teve o período de inscrição ampliado até o dia 19 deste mês. As provas serão aplicadas em 29 de outubro em todas as capitais brasileiras e algumas cidades-polo. O certame é conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o MEC, para a edição de 2023, a quarta do Enare, são ofertadas mais de cinco mil vagas em diversos programas de 114 instituições de todo o país. São 3.151 vagas para a área médica e 1.945 vagas para as modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e outras áreas da saúde.

Custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, cidades-polo e possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência são algumas das vantagens para os participantes do Enare. O Exame também tem benefícios para as instituições participantes, pois é uma chance de ter menor vagas ociosas, além da eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, o que amplia a qualificação da seleção.

Classificação 

O sistema de classificação é muito similar ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição e, após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até 19 de setembro pelo site do Enare, que contém todas as informações, como editais, painel de vagas, cadastro de documentos e envio de laudos. Os valores das inscrições são de R$ 310, para área médica; e de R$ 195, para a área multi e uniprofissional.

Para residência médica, o candidato escolhe, no ato da inscrição, a especialidade desejada. Há vagas para residência em anestesiologia; cirurgia geral; clínica médica; dermatologia; ginecologia e obstetrícia; infectologia; medicina de família e comunidade; medicina intensiva; neurologia; oftalmologia; ortopedia e traumatologia; otorrinolaringologia; pediatria; psiquiatria; radiologia e diagnóstico por imagem; ecocardiografia; endoscopia digestiva; hepatologia; medicina intensiva pediátrica; neonatologia; cardiologia; oncologia; cirurgia plástica; endocrinologia e metabologia; endoscopia; gastroenterologia; hematologia e hemoterapia; nefrologia; oncologia clínica; pneumologia; reumatologia; e urologia.

Já para modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato sinaliza a formação durante a inscrição. Há vagas para profissionais graduados em educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Após a realização da prova, o candidato aprovado pode selecionar o local onde planeja fazer a residência, de acordo com a pontuação alcançada.

Enare

O Exame Nacional de Residência é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde 2020, quando contou com mais de 4,1 mil inscritos, disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, teve mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas