24.2 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Ministros e governador virão à região de Guanambi na próxima semana para visita técnica ao Vale do Iuiu

Mais Lidas

Na próxima quinta-feira (21), os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Agricultura, Carlos Fávaro, virão à região de Guanambi e farão uma visita ao Vale do Iuiu.

O compromisso faz parte dos estudos de viabilidade para implantação de um projeto de irrigação na área localizada do lado direito do Rio Verde, próximo à sua foz no Rio São Francisco. No mês passado o ministro Góes já havia autorizado o início dos estudos para concessão do projeto.

A ideia de irrigar a região nasceu há mais de trinta anos e pode sair do papel em breve. Isso porque o programa foi incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, que tem a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização.

Embora ainda não tenha sido divulgada nenhuma agenda oficial, a visita foi confirmada pelo deputado Charles Fernandes, que também participará da ação, acompanhado de outros deputados e do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade, secretários e técnicos.

Vale-do-Iuiu
Reprodução | Codevasf

A área com potencial para investimentos tem cerca de 250 mil hectares de terras, contemplando os municípios de Malhada, Iuiu, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto. O projeto em desenvolvimento contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do Rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.

A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas