A 10ª edição da Operação Safra foi lançada nesta quinta-feira (14), na sede da Base Avançada (Bavan) do Grupamento Aéreo, em Barreiras. O evento foi organizado pela da Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
A iniciativa visa a intensificação das ações policiais em áreas rurais e produtivas para coibir os furtos e roubos de defensivos agrícolas e colheitas.
Na ocasião também foram entregues de 11 viaturas para as unidades da Polícia Militar.
Operação Safra 2023/2024
A operação Safra 2023/2024 foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em 7 de agosto, na sede da Aiba, em Barreiras, permitindo a atuação das equipes nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia.
Segundo dados do relatório da Polícia Militar, na última edição foram registrados: 11.947 pessoas abordadas; 1.944 veículos de quatro rodas/carga; 1.481 veículos de duas rodas; 39 armas de fogo apreendidas; 14 prisões em flagrante; oito encaminhamentos em flagrante ao DP e realizadas 7.644 visitas às propriedades rurais, com acréscimo de 13,20%.
“Esses números mostram a consolidação da Operação e sua importância cada vez maior. Esta 10ª edição está sendo pensada para agregar mais tecnologia, garantindo uma maior eficiência ao sistema operacional”, finalizou o gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke.