O monitoramento de velocidade de veículos nas vias públicas de Vitória da Conquista voltará a ser feito em breve. A Prefeitura de Vitória da Conquista está desenvolvendo o Muralha Digital, um projeto considerado inovador que vai substitui os radares e pretende transformar o município em exemplo de cidade inteligente.
O sistema será composto de diversos recursos de tecnologia e inovação que vão permitir intervenção em tempo real e rápida na prevenção de acidentes e no socorro às vítimas, além de ajudar no combate à criminalidade. Desde abril, o monitoramento de velocidade está suspenso na cidade, quando foi encerrado o contrato da empresa responsável, que retirou os equipamentos das ruas.
A prefeitura informou que o objetivo do novo projeto é proporcionar mais segurança e menos violência. “O controle de velocidade continuará acontecendo e os infratores serão multados da mesma forma, contudo, uma das principais características do Muralha Digital é a integração de serviços essenciais, incluindo a Guarda Municipal, Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Defesa Civil”, disse em nota.
A avaliação da gestão municipal é de que, além da integração dos serviços municipais, o Muralha Digital representa uma evolução nos sistemas de monitoramento da cidade. “Os antigos radares, que antes eram responsáveis apenas por medir infrações de velocidade, estão sendo substituídos por um sistema mais moderno e abrangente. Este novo sistema não apenas monitora a velocidade, mas também serve como uma ferramenta de vigilância da cidade, ajudando a detectar e responder a incidentes de segurança em tempo real”, acrescenta.
As informações coletadas por esse sistema serão compartilhadas com as forças de segurança pública, o que fortalece a capacidade de resposta a eventos críticos e permite a implementação de estratégias mais eficazes de policiamento e gerenciamento de tráfego. Isso contribui para a criação de uma cidade mais segura e eficiente para seus habitantes.
“Este projeto representa um avanço significativo na gestão urbana, a unificação de uma série de serviços de monitoramento em um único local e promovendo uma maior eficiência na segurança pública e no gerenciamento do trânsito”, disse a prefeita Sheila Lemos. Ainda segundo ela, a integração dos diversos órgãos e serviços proporciona uma resposta mais rápida e coordenada em situações de emergência, melhorando a segurança e o atendimento à população.
“O que nós queremos é reduzir o máximo possível a violência no trânsito, os acidentes, agilizar o socorro às vítimas, diminuir as multas e até roubo e furto de veículos. Tudo isso será possível com o monitoramento, porque as pessoas se sentem inibidas de cometer determinados delitos quando elas sabem que tem alguém olhando”, reforçou a prefeita.
O secretário municipal de Gestão e Inovação, Edimário Freitas Júnior, resume: “Muralha Digital é um projeto ambicioso que coloca Vitória da Conquista na vanguarda das cidades inteligentes do Brasil. Ao unificar serviços de monitoramento, integrar as forças de segurança e adotar tecnologias avançadas, o município está dando passos significativos em direção a um futuro mais seguro, eficiente e conectado para seus cidadãos”.
Coordenador municipal de Trânsito, Tiago Barros destaca que o novo sistema vai criar um cerco de segurança em Vitória da Conquista. “Pois haverá também o monitoramento das entradas e saídas da cidade, o que permitirá a identificação de veículos irregulares ou com alerta de furto ou roubo circulando aqui”.
Todas as imagens coletadas pelos sistemas do Muralha Digital serão protegidas e seguem as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, de 14 de agosto de 2018.
Muito bom! Sei que será um investimento elevado, mas Vitória da Conquista tem tudo para ser uma cidade inteligente e melhor para se viver!
Essa burguesinha quer é tirar dinheiro do povo, só sabe patrocinar e tirar fotinha em festa, prefeitura caiu no colo depois de uma fatalidade, não se reelege, e através do povo não vai a cargo nenhum mais, péssima!!!