A Empresa Torre Empreeendimentos, responsável pela coleta de lixo em Vitória da Conquista e que possui unidades em outros municípios da Bahia e de Sergipe, contratou a primeira mulher para dirigir um caminhão compactador em sua história. A motorista Soraia Nogueira foi contratada pela empresa neste mês de setembro.
De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, a contratação de mulheres para compor o quadro de motoristas da empresa é uma sugestão da prefeita Sheila Lemos.
Soraia, que já conta com alguns anos de experiência como motorista, vem se preparando para trabalhos dessa natureza com a realização de capacitações, entre elas, o de Movimentação de Cargas Perigosas (Mopp). “Já fiz alguns cursos, esperando surgir uma oportunidade e como eu estava apta, o pessoal daqui me chamou e para mim será uma nova experiência, disse.
Já nas ruas, Soraia começou o trabalho do dia, que não é apenas o de direção, pois o caminhão conta com um sistema de controles para a compactação do lixo. Ela também precisa controlar a velocidade do veículo e ter mais atenção nas paradas, pois o trabalho com os garis precisa de certa sincronia. “O pessoal da empresa tem me ajudado bastante, porque temos que trabalhar em conjunto, pois sozinhos não somos nada”, reforçou.
A motorista também mencionou a importância de ser pioneira na função. “Acredito que vou ser espelho para outras mulheres, que muitas vezes têm medo de sofrer preconceito. Acredito que, através de mim, outras motoristas terão oportunidades”, disse. Sobre como lidar com críticas, piadas e julgamentos, Soraia enfatiza: “geralmente, os homens têm preconceito ao verem que sou uma mulher, mas nós mulheres somos capazes de qualquer coisa, a gente sempre tira de letra porque já estamos acostumadas, sempre tem isso, mas o importante é fazer o trabalho sem preocupação com o que o outro pensa e seguir em frente no objetivo”, declarou.
“Lugar de mulher é onde ela quiser”
Segundo a prefeita Sheila Lemos, lugar de mulher é em todos os lugares, em todos os cargos, em todas as funções que ela se sentir bem, onde ela quiser. “A mulher é capaz de ocupar qualquer espaço, porque ela faz a diferença por onde passa. Queremos ver a mulher no topo, seja na política ou em outro cargo que ela deseje, mas queremos também que haja equiparação salarial entre gêneros, porque não é justo pagar salário menor para a mulher que ocupa função idêntica a do homem só pelo fato de ela ser mulher. Não podemos tolerar a discriminação de gênero”, afirmou a prefeita.
A gestora destacou que espera a contratação de mais mulheres não só pela Torre, mas também por outras empresas do município. “Precisamos incentivar a contratação de mão de obra feminina, porque as mulheres são a maioria da população e do eleitorado brasileiro”, salientou.
Em parceria com a Torre, a Secretaria de Serviços Públicos também está na campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo.
O gerente da unidade da Torre em Vitória da Conquista, Marcelo Lopes, destacou que na área operacional Soraia é a única mulher, já que a grande maioria dos colaboradores são do sexo masculino. “As mulheres que trabalham conosco estão na área administrativa e nos serviços de educação ambiental”, explicou Marcelo. O gerente também ressaltou que o caminhão dirigido por Soraia faz alusão ao Setembro Amarelo e é parte da campanha, promovida pela empresa em parceria com a Prefeitura Municipal, de prevenção ao suicídio.
Para o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza, é uma alegria ver mulheres ocupando os espaços onde elas querem estar em nosso município que, pela primeira vez em sua história, é chefiado por uma mulher e que conta com bem mais servidoras do que servidores. O secretário também mencionou a importância das ações de prevenção ao suicídio.