22.4 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Inmet emitiu primeiro alerta para onda de calor que começa a atuar no Brasil

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Alertas de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu o primeiro alerta relativo a onda de calor que deve assolar boa parte do Brasil nos próximos dias.

O primeiro aviso meteorológico oficial relativo ao fenômeno tem cor laranja, classificado como de perigo potencial, e avisa para os riscos de elevação acentuada das temperaturas médias em até 5ºC por período de três a cinco dias.

Ele abrange rodos os municípios de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de boa parte do Mato Grosso e áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. A validade termnará às 18h da próxima sexta-feira (22). Neste primeiro momento, 1.338 cidades estão em alerta por conta desta onde de calor.

As condições previstas nestas localidades requerem atenção aos riscos da saúde do aumento expressivos da temperatura à saúde, em muitos locais, acompanhado da baixa umidade. A principal recomendação é para se evitar a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia e redobrar os cuidados com a hidratação.

Com o passar dos dias, novos alertas devem ser emitidos e se as previsões se consolidarem, o Inmet deverá alertar para o risco de morte de pessoas que por algum motivo estejam debilidades e não preparadas para enfrentar o calor.

Os modelos meteorológicos apontam para registros de temperaturas acima dos 45ºC em algumas localidades no início da próxima semana e temperaturas acima da média na maior parte do território nacional.

A região da divisa do estado de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, até a divisa com o Paraguai, deve ser a mais afetada. No entanto, é possível que localidades de todas as regiões do país tenham registros de temperaturas recordes nos próximos dias.

Veja as informações completas do alerta

Maiores temperaturas desta segunda

A maior temperatura registrada nesta segunda-feira ocorreu em uma cidade do Sul do País Urussanga, em Santa Catarina, onde a máxima foi de 39,8ºC. As demais cidades da lista são Formoso do Araguaia/TO (39,3ºC), Santa Rosa do Tocantins/TO (39,1ºC), Lagoa da Confusão/TO (39ºC), Pedro Afonso/TO (38,9ºC) e Balsa/MA (38,9ºC).

Onda de Calor

O Inmet informou que a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.

A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.

A intensificação do bloqueio atmosférico deve ocorrer entre quinta-feira e o fim de semana, com o amplo domínio de um centro de alta pressão atmosférica, que impedirá o avanço das frentes frias, além de promover o aquecimento e a diminuição da umidade do ar.

Apesar da prevalência de tempo seco em algumas áreas, dentro da onda de calor, podem ocorrer chuvas intensas localizadas. Vale ressaltar que os índices de calor se tornam mais críticos sob condições de umidade elevada, pois o organismo humano tem mais dificuldade de regular sua temperatura em situação persistente de calor úmido.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas