A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia anunciou na segunda-feira (18), mais uma ação para o desenvolvimento rural sustentável do estado, a Agroindústria Familiar da Bahia. A iniciativa visa revolucionar a agroindustrialização da agricultura familiar no estado. O evento foi realizado no auditório do Senai Cimatec, em Salvador.
“Posso destacar a parceria com o Senai Cimatec, que é inovadora e fomenta a produção das agroindústrias, além das assinaturas dos termos de cooperação técnica, que permitem que a Bahia avance ainda mais em regularização fundiária. Saímos desse evento com a certeza de que o nosso Estado é referência em investimentos na agricultura familiar e que daqui para a frente, em parceria com o MDA, vamos garantir ainda mais recursos para que as vidas do homem e da mulher do campo continuem sendo transformadas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou o compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar. “Nos últimos oito anos investimos mais de R$ 3,5 bilhões na agricultura familiar, abrangendo desde a base de produção com insumos, assistência técnica, equipamentos agroindustriais, até gestão e acesso a mercados. Hoje, temos 1.323 organizações produtivas apoiadas. Queremos consolidar o papel dessas agroindústrias, priorizando três critérios – inclusão produtiva e segurança alimentar, transição para o mercado e dinamização dos negócios”.
Jeandro explicou que a ação Agroindústria Familiar da Bahia, que envolve 402 agroindústrias e beneficia 44 mil famílias em 318 municípios, incluirá apoio técnico especializado, formação continuada, soluções e serviços, investimentos e políticas públicas complementares.
Um momento importante do evento foi a assinatura de um acordo de cooperação entre o Senai Cimatec e o Governo da Bahia, por meio da CAR, para a execução do Programa de Formação Agroindustrial dos Empreendimentos da Agricultura Familiar da Bahia, que irá capacitar cerca de 500 profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater) e de apoio à gestão para atuar nas 402 agroindústrias familiares implantadas ou requalificadas nos últimos anos.
Tatiana Nery, coordenadora do Programa de Formação do Senai Cimatec descreveu o desafio e a importância do programa. “A representatividade da agricultura familiar é fundamental para a nossa economia. O Senai Cimatec está comprometido em apoiar essa jornada, desde o recrutamento, treinamento e formação, até serviços técnicos, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Queremos ajudar todas as cooperativas a alcançar o sucesso, trabalhando em três eixos essenciais: gestão e produtividade das agroindústrias, ferramentas de gestão e técnicas agropecuárias e processamento de alimentos.”
Durante o evento, representantes das agroindústrias familiares da Bahia participaram de oficinas sobre ações, prazos e condições de acesso. Essas oficinas foram divididas em duas sessões, abrangendo 82 cooperativas avançadas na gestão e comercialização, bem como mais 320 unidades agroindustriais que estão trilhando o mesmo caminho.