Um incêndio de grandes proporções atingiu uma extensa área de vegetação da Serra do Mimo, que fica no município de Barreiras. O incêndio iniciou na tarde de segunda-feira (18) e seguiu acontecendo até esta quarta-feira (20).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, inicialmente, 15 bombeiros fazem a varredura para evitar possíveis novos focos. Foi solicitado ainda reforço de dois aviões para ajudar nos trabalhos, no entanto, não há previsão para a chegada das aeronaves.
Ainda não há detalhes quanto ao tamanho da área afetada. Segundo informações do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), o fogo se espalhou rapidamente por causa das altas temperaturas e dos ventos fortes.
Nesta semana, a última do inverno, uma nova e intensa onda de calor atinge diversas regiões brasileiras, entre elas o oeste da Bahia. Os modelos meteorológicos apontam para registros de temperaturas acima dos 45ºC em algumas localidades.
Além de Barreiras, o Corpo de Bombeiros atua em outras cidades da região com registros de incêndios florestais, sendo elas Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra, onde o fogo começou há duas semanas e permanece, mesmo com duas aeronaves no combate.
No total de recursos empregados pelo Corpo de Bombeiros na região, estão 100 bombeiros, quatro aviões e quatro drones, além de 21 viaturas.