A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) está com inscrições abertas para estudantes regulares de doutorado e mestrado. As oportunidades são para as áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, Patologia Investigativa e Ensino.
Cada seleção tem suas exigências e período de inscrição. Confira:
Bioquímica e Biologia Molecular
São ofertadas 11 vagas no doutorado, sendo três para pessoas negras e três para pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários; transexuais ou travestis ou transgeneros; refugiadas; e pessoas com deficiência.
Para o mestrado, são 14 vagas, sendo oito para ampla concorrência, três para pessoas negras e três para pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários; transexuais ou travestis ou transgeneros; refugiadas; e pessoas com deficiência.
As inscrições estão abertas até 15 de outubro de 2023, inclusivamente online.
O processo seletivo terá três etapas – prova de conhecimentos gerais e língua inglesa; arguição de pré-projeto de pesquisa (apenas para doutorado); entrevista e análise de currículo
Patologia Investigativa
São ofertadas 10 vagas para ampla concorrência e ações afirmativas. Para concorrer, deve se inscrever no site. Antes da inscrição, exige-se que o candidato entre em contato com o orientador pretendido para assinatura de ambos (candidato e orientador) no pré-projeto de pesquisa.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 9 de outubro de 2023. O processo seletivo terá três etapas – prova de língua inglesa; pré-projeto de pesquisa e entrevista; e análise de currículo.
Ensino
Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 de setembro, exclusivamente no site. Serão ofertadas 20 vagas – 12 para ampla concorrência e 8 para ações afirmativas.
As oportunidades são distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Ensino, formação docente e prática pedagógica” e “Ensino, memória e identidade”, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. As vagas de Ações Afirmativas são para pessoas negras (4); pessoas com deficiência (1); oriundos de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários (1); pessoas transexuais ou travestis ou transgêneras (1); e pessoas candidatas refugiadas (1).
Poderão participar portadores de diploma de qualquer curso de nível superior reconhecido pelo MEC. O processo seletivo terá quatro etapas: prova de conhecimento; projeto de pesquisa; entrevista e avaliação de currículum lattes.
O curso é gratuito e presencial, com duração de 24 meses, e as aulas começarão no primeiro semestre de 2024.