A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) seleciona 20 estudantes para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições para a mestrado em História com 24 vagas.
Os interessados devem se escrever nos receptivos sites da instituição, as inscrições variam entre $65 a $70.
Mestrado em História
Os interessados no Programa de Pós-graduação em História, modalidade Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), devem se escreve até o dia 10 de outubro. A seleção é direcionada a graduados em qualquer área.
De acordo o edital, 10% das vagas serão reservadas a servidores técnicos ou professores da Uefs que estejam inscritos e sejam aprovados. Se as vagas destinadas a esta reserva não forem preenchidas, serão revertidas para os demais inscritos.
Os interessados devem se inscrever no site da instituição, a taxa é de $70.
Os candidatos deverão anexar no Formulário Eletrônico de inscrição a seguinte documentação – Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição; cópia de documento de identificação com fotografia; Currículo Lattes e Projeto de Pesquisa (WORD).
Para servidores técnicos e docentes da Uefs, é necessário um documento comprobatório de vínculo (contracheque).
A seleção para aluno(a) regular será feita em quatro etapas – projeto de pesquisa; prova escrita de conhecimento em História; prova de proficiência em língua estrangeira; entrevista com a Banca Examinadora.
Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural
As inscrições para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultura, as inscrições acontecem de 25 de setembro até 25outubro, no SIGAA, por meio do login único do Governo Federal, na plataforma gov.br.
A taxa de inscrição é de R$ 65,00 e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção até 2 de outubro.
Podem participar do processo seletivo graduados(as) de qualquer área de formação. As 20 vagas ofertadas contemplam duas áreas de concentração: Arqueologia e Patrimônio Cultural.
Do total de vagas, duas poderão ser ocupadas por servidor(a) técnico(a)-administrativo do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.
As etapas do processo seletivo são: anteprojeto de pesquisa, prova escrita, prova oral e prova de língua estrangeira. Os resultados de todas as fases do processo seletivo serão divulgados no site do curso.
Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) tem como objetivo desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.