A cidade de Espinosa, no Norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, registrou um dia extremamente seco nesta sexta-feira (22). A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registou índice de apenas 7% da umidade relativa do ar.
De acordo com o banco de dados do órgão, desde 2007, quando foram iniciados o registro, este foi o dia mais seco registrado no município, se igualando à marca de 6 de outubro de 2006, quando o índice também chegou a 7%. O segundo registro mais extremo foi em 12 de setembro do ano passado, de 8%.
Neste sábado (23), por volta de 13h, a umidade do ar na cidade já havia caído a 15% e a temperatura era de 33,8ºC.
Apesar do ar muito seco, não fez tanto calor na cidade, máxima foi de 33,6ºC. O ar deve continuar seco e as temperaturas também devem entrar em elevação com o avanço da onda de calor pelo país. Em Montes Claros, também no Norte de Minas, a umidade relativa do ar caiu a 13% e em Montalvânia, a 14%.
Em Guanambi, na Bahia, a cerca de 90 quilômetros de Espinosa, a umidade relativa do ar caiu a 18% na sexta-feira e no início da tarde deste sábado (23) já estava em 11%.
A condição é favorecida pela massa de ar quente e seco sobre o país, que já derrubou a umidade do ar em várias regiões do país. Além dos alertas de calor, o Inmet já emitiu avisos para ocorrência de baixa umidade relativa do ar em boa parte do país.