Comemorando dez anos fundação, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado, realizará comemorações pelos dez anos de atuação nos vinte municípios integrantes do Território de Identidade Sertão Produtivo.
Com sede em Guanambi, o Cesol Sertão Produtivo assessora 128 Empreendimentos da Economia Popular e Solidária (EEPS). O trabalho desenvolvido pelo Cesol nesses 10 anos tem sido fundamental para incentivar a geração de renda nos EEPS, através da assistência técnica, qualificações, otimização da identidade visual dos produtos e ampliação das oportunidades de comercialização.
As comemorações acontecerão nos dias 6 e 7 de outubro, e será aberto a toda a comunidade, convidada a participar. A abertura oficial acontecerá na manhã do dia 6, sexta-feira, às 9h, com a Sessão Especial Comemorativa dos 10 anos do Cesol Sertão Produtivo, na Câmara de Vereadores de Guanambi. O momento contará com pronunciamentos institucionais, homenagens e intervenções culturais.
Ainda na sexta-feira iniciará a Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar, na Praça Gercino Coelho, prevista para encerrar no sábado às 12h. A Feira acontecerá em parceria com a Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. Para Leiliane Aranha, coordenadora geral do Cesol Sertão Produtivo, “o evento irá demonstrar os avanços do nosso trabalho e abordar as perspectivas futuras para a política pública de Economia Solidária. Esse ato comemorativo também irá apresentar os resultados das ações do Cesol Sertão Produtivo, com os empreendimentos e parceiros”.
A programação do evento contará com exposições das produções dos Empreendimentos da Economia Popular e Solidária, apresentando a diversidade presente nos segmentos de artesanatos, manualidades e da culinária do Sertão Produtivo. O público prestigiará apresentações culturais que tornarão o evento ainda mais especial.
O presidente do IDSB percebe que os empreendedores da economia popular e solidária do Território compreendem que é possível produzir, comercializar e se desenvolver em cooperação e de maneira sustentável. “[…] Estamos muito felizes por saber que há 10 anos tomamos a medida certa em inaugurar, em Guanambi, o Centro Público de Economia Solidária, é visível que ao longo desses anos, a cultura da economia Solidária, se desenvolveu e se enraizou no Território Sertão Produtivo”, destacou o presidente do IDSB.
O que: Evento comemorativo dos 10 anos do Cesol Sertão Produtivo.
Quando: 6 e 7 de outubro do ano de 2023.
Onde: Câmara de Vereadores e Praça Gercino Coelho, Guanambi.