Será realizada entre os dias 13 a 17 dezembro deste ano, a 14ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento está previsto para acontecer no Parque Costa Azul, em Salvador e promete ser um verdadeiro festival de sabores e cultura.
De acordo com informações da Companhia de Desenvolvimento E Ação Regional (CAR), essa edição será marcada por uma atração inovadora: a Tenda Brasil. Este espaço será um destaque da feira, onde produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados. Tem também espaços inéditos, como a Tenda Economia Solidária e a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.
A Tenda Brasil é resultado de um acordo de cooperação recentemente firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Governo da Bahia, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
“Será um evento fantástico, onde estarão reunidas todas as cooperativas da agricultura familiar, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-BA), que está referendando o cooperativismo na Bahia”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
O ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a experiência da Bahia como referência. “A Bahia tem uma experiência maravilhosa para ajudar a agricultura familiar do Brasil a se desenvolver e o que queremos aqui é ajudar a adensar essa experiência”.
Como nas edições anteriores, a Feira Baiana traz para a capital produtos inovadores e sustentáveis, de diversos empreendimentos da agricultura familiar da Bahia, que estarão disponíveis para a comercialização, como cerveja de mel de cacau, cerveja de licuri, pão de queijo, as tradicionais pastas de castanha-de-caju, chocolates de origem, cafés, produtos lácteos e muito mais.
Além dos estandes de comercialização, a feira contará com Praça Gastronômica, com muita comida típica da Bahia, tendas quilombola, indígena e de artesanato, para valorizar a diversidade dos povos tradicionais e uma programação cultural para todos os gostos.
O presidente da Unicafes-BA, Ícaro Rennê, falou sobre esse evento que movimenta a economia de inúmeros empreendimentos da agricultura familiar e dos municípios onde elas estão instaladas. “No período de 13 a 17 de dezembro estaremos com todas as nossas cooperativas e associações comercializando a grandiosidade da nossa agricultura familiar”.
Nessa edição, a feira prestará uma homenagem póstuma à líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares, com a realização do 1º Festival Estadual de Samba de Roda. A feira promete não ser apenas um espaço de negócios, mas também um encontro de culturas, tradições e solidariedade, celebrando a riqueza da agricultura familiar e da economia solidária no Brasil.