No próximo domingo (1º), a população brasileira vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, no ano subsequente ao do pleito presidencial. Esse ano, a votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.
Em Vitória da Conquista, 29 candidatos estão aptos para as votações. Para isso, eles cumpriram alguns requisitos, como experiência de, no mínimo, dois anos com trabalho na área da infância e da adolescência e aprovação em testes de conhecimentos. No total, serão eleitos 15 conselheiros que atuarão nos três conselhos tutelares do município para o mandato de quatro anos.
A votação para os eleitores da 39ª zona eleitoral será no Centro Integrado. Já aqueles cadastrados na 40ª e 41ª zonas, será na Escola Normal. Segundo a Comissão Eleitoral, o uso de dois espaços para a votação – um na zona leste e outro na zona oeste da cidade – foi pensado para facilitar o deslocamento dos eleitores. A votação será a partir das 8h.
Para votar, os eleitores deverão apresentar documento de identificação original com foto e título de eleitor. No total, serão 52 seções, sendo 21 no Centro Integrado e 31 na Escola Normal. Os eleitores foram divididos por ordem alfabética. Veja a lista completa aqui.
Confira também quem são os candidatos a Conselheiros Tutelares Gestão 2024-2028. Mais informações sobre eles e a atuação na área da infância e adolescência podem ser obtidas nas redes sociais de cada um deles.