A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio dos Campi de Feira de Santana e Cruz das Almas, abriu seleções para mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural; Profissional em Gestão de Políticas Públicas; e em Educação Científica, Inclusão e Diversidade.
Podem concorrer interressados com formação em curso superior correlato à área do programa de pós graduação.
Os prazos de inscrição e a forma de ingresso variam de acordo com cada um dos editais. Veja os detalhes
Arqueologia e Patrimônio Cultural
Foram abertas 20 vagas para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), das quais contemplam duas áreas de concentração – Arqueologia e Patrimônio Cultural.
Podem participar do processo seletivo graduados(as) de qualquer área de formação.
Do total de vagas, duas poderão ser ocupadas por servidor(a) técnico(a)-administrativo do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans
As inscrições estarão abertas até o dia 25 outubro, no SIGAA, por meio do login único do Governo Federal, na plataforma gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 65,00 e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção até 2 de outubro.
As etapas do processo seletivo são: anteprojeto de pesquisa, prova escrita, prova oral e prova de língua estrangeira. Os resultados de todas as fases do processo seletivo serão divulgados no site do curso.
Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas
A UFRB também está com processo aberto para selecionar 21 estudantes regulares para o Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (PPGGPP), do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), com ingresso em 2024.1.
O período de inscrições segue até meio-dia de 30 de outubro, no SIGAA. A taxa de inscrição é de R$ 65 e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção até 23 de outubro.
Podem participar da seleção portadores de diploma do ensino superior que sejam servidores públicos federais, estaduais ou municipais atuantes na gestão do serviço público; profissionais que atuam ou queiram ingressar na gestão pública municipal, estadual ou federal, que pretendem se especializar em gestão pública; prestadores de serviços públicos; consultores credenciados, servidores das agências federais e estaduais no exercício de atividades delegadas e profissionais vinculados a Organizações Não Governamentais (ONG).
Das vagas ofertadas, duas poderão ser ocupadas por servidor(a) técnico(a)-administrativo do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.
A seleção será feita em três etapas: avaliação da Proposta de Pesquisa para Desenvolvimento de Produto ou da Proposta de Pesquisa Acadêmica-Profissional, entrevista remota e avaliação de currículo lattes. As duas primeiras são eliminatórias e a segunda tem caráter classificatório.
Confira o Edital e saiba mais sobre a seleção.
Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Segue aberto, até domingo (1º), as inscrições para a seleção de estudantes regulares para o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID), com ingresso no primeiro semestre de 2024. O curso é ofertado pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.
As inscrições devem ser realizadas somente via internet, através da plataforma SIGAA/UFRB. O público-alvo da seleção são licenciados ou bacharéis da área de Educação e/ou Ensino.
São disponibilizadas 36 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa – Educação científica e práticas educativas e Processos de ensino e aprendizagem e inclusão.
O edital prevê que, do total de vagas ofertadas, quatro poderão ser ocupadas por servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da UFRB, sete poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, duas para pessoas com deficiência e cinco vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans.
Para saber mais e acompanhar as etapas do processo seletivo, acesse a Página do PPGECID. Confira o edital.