Anúncio
Política

Guanambi receberá ministros do Governo Lula e governador pela primeira vez para evento oficial

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Passados nove meses do início do terceiro governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Guanambi receberá pela primeira vez ministros para uma agenda oficial na cidade. Waldez Góis, titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e Rui Costa, da Casa Civil, estarão presentes nesta segunda-feira (2).

Eles participarão às 10h, na Praça do Feijão, do ato de lançamento do edital de licitação para a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e da modelagem jurídica que orientarão a Parceria Público-Privada (PPP) na execução das obras de infraestrutura de captação e distribuição de água do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu.

Anúncio

Quem também estará presente no evento é o governador Jerônimo Rodrigues. Desde que tomou posse, em janeiro, o chefe do executivo estadual esteve em Guanambi por algumas vezes, no entanto, as visitas foram apenas de passagem, para visitar outras cidades da região durante suas agendas pelo estado.

Estão previstas ainda as presenças de secretários de estado, deputados federais e estaduais e demais lideranças políticas regionais e locais, além dos representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Inicialmente, o evento estava prevista para ocorrer no último dia 21, com a presença também do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. No entanto, a data precisou ser alteradas e o político não irá mais participar.

Vale do Iuiu

A área com potencial para investimentos do Vale do Iuiu tem cerca de 250 mil hectares de terras, contemplando os municípios de Malhada, Iuiu, Sebastião Laranjeiras e Palmas de Monte Alto, entre os rios Verde e São Francisco. O projeto em desenvolvimento contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul.

Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do Rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.

Anúncio

A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).

A ideia de criar um perímetro irrigado na área surgiu na década de 70 e por várias vezes foi usada como propostas de campanha por políticos da região. Nos últimos anos a ideia ganhou força novamente e pode sair do papel nos próximos meses a depender do resultado do estudos e do interesse de empresários na execução de uma PPP.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 30 de setembro de 2023 11:00

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio