Ouriço-cacheiro e serpentes foram resgatados em áreas residenciais de Vitória da Conquista pelo Gama

O Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) da Guarda Municipal de Vitória da Conquista realizou vários resgates de animais silvestres em áreas urbanas durante esta semana.

Nesta sexta-feira (29), o resgate foi ouriço-cacheiro que estava refugiado em área residencial. O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passa por avaliação veterinária para ser devolvido à natureza.

Conhecido também como “porco-espinho”, o ouriço-cacheiro possui a característica de se enrolar ao se sentir ameaçado, protegendo-se com suas cerdas afiadas. Eles se refugiam em tocas ou buracos no solo, podendo se abrigar durante o dia ou procurar outros locais protegidos para se esconderem.

Nos dias anteriores, o Gama também realizou a captura de serpentes, acompanhou uma equipe de visitantes à Reserva Florestal do Poço Escuro e fez a condução de indivíduo que portava arma de fogo.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) emitiu orientação à população sobre a presença de animais silvestres em área urbana. Quem avistá-los deve mantenha distância e jamais tentar capturar o bicho.

Nestes casos, a Guarda Municipal deve ser acionada imediatamente pelo telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Profissionais capacitados das corporações serão direcionados para proceder o resgate com segurança para os animais e pessoas e reinseri-los à natureza em áreas mais protegidas.

Visitas

A unidade do Gama também está disponível para acompanhar visitas ao Poço Escuro e ao Parque Municipal da Serra do Periperi. Para solicitar o apoio, o interessado deverá encaminhar ofício à sede da Guarda Municipal, localizada na Rua Dom Climério de Andrade, no bairro Recreio.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile