Pode chover em algumas localidades da Região de Guanambi nos próximos dias. As previsões dos institutos de meteorologia indicam para possibilidade de chuvas fracas e isoladas.
No entanto, existe a possibilidade de algumas localidades registrarem temporais mais significativos. Nesta segunda-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, abrangendo 108 municípios baianos, em toda faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo.
Nestas localidades podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Estas condições oferecem baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Embora a validade do alerta seja até às 10h desta terça-feira (3), as previsões indicam possibilidade de chuvas até a próxima quinta-feira (15).
Os maiores volumes dos próximos dias devem cair sobre a metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O Norte de Minas Gerais deve registrar volumes menores e um pouco da umidade pode avançar para a Bahia.
As previsões de médio e longo prazo indicam que o mês de outubro deve ser de muito calor e com chuvas abaixo da média climatológica para a Região. A existência do El Niño, aquecimento das águas do pacífico equatorial, é o principal fator para estas condições no Nordeste da Bahia, bem como pelas chuvas excessivas no Sul do país.
Veja o alerta amarelo para tempestades na Região de Guanambi