Anúncio
Região de Juazeiro

Pesquisadores baianos projetam sistema que usa energia da caminhada para carregar eletrônicos

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

Pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Juazeiro, orientados pelo professor Helinando Pequeno de Oliveira, estão desenvolvendo pesquisas que visam converter o simples movimento dos passos em uma fonte de energia limpa e renovável, por meio da tecnologia de colheita de energia cinética. O projeto estuda como produzir eletrônicos vestíveis com o intuito de elaborar peças que possam coletar a energia gerada durante a caminhada e convertê-la em eletricidade para carregar aparelhos eletrônicos.

Helinando destaca que a meta principal da pesquisa é desenvolver um dispositivo que colete energia a partir do deslocamento corporal. “A ideia é que o gerador triboelétrico capture energia a partir dos movimentos do corpo e do contato com peças de vestuário, como camisetas, calças ou tênis. Essa energia é então direcionada para alimentar um dispositivo de armazenamento de energia, como um capacitor ou supercapacitor, que, por sua vez, disponibilizará a carga para os dispositivos eletrônicos, tornando a sua operação independente de recarga externa”.

Anúncio

De acordo com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) a equipe trabalha desde 2018 com vestíveis eletrônicos, com aplicação em armazenamento de energia, atividade antibacteriana e geração de calor. “O material precisa ser confortável, lavável, resistente às trações da máquina de lavar e durável. O intuito é que seja completamente integrável à peça da vestimenta. Podemos citar como exemplo um protótipo para uso na palmilha do sapato. Quando o usuário pisa no chão, picos de energia são gerados e armazenados em um dispositivo que disponibiliza toda a energia guardada para carregar um celular”, explica.

O projeto, que tem parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Araraquara (Uniara), está em desenvolvimento. Os pesquisadores pretendem apresentar um protótipo nos próximos meses. “Estamos tentando chegar a um protótipo patenteável de nanogerador de energia (TENG) vestível em breve”, diz. Além de Helinando, a equipe é composta por André Luiz, Iuri Custodio e Hernane Barud.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.

As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 2 de outubro de 2023 16:12

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio