O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu dois alertas meteorológicos para baixa umidade do ar englobando 1.058 cidades dos nove estados da Região Nordeste, além de áreas de Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
Na Bahia, um total de 231 municípios estão sob estas condições, dois quais, 121 estão em Alerta Laranja, de perigo, com possibilidade de registros de índices abaixo de 20%, podendo cair abaixo de 10% em algumas localidades.
Os alertas começaram a vigorar ao meio dia desta sexta-feira (13), com validade até às 18h30 (Laranja) e 20h (Amarelo).
Além de riscos à saúde, como ressecamento de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, estas condições também aumentam os riscos de incêndios florestais.
Nesta situação é recomendado o consumo de bastante líquido, e que se evite atividades físicas nos momentos mais quentes e secos do dia. Também é recomendo que se evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, e o uso de hidratante para pele e umidificador para o ambiente.
Aliado ao ar seco, as temperaturas devem seguir altas na Bahia, com possibilidade de novos registros de máximas acima dos 40ºC em cidades como Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Formosa do Rio Preto, entre outras. Em Guanambi a máxima deve passar dos 38ºC durante o fim de semana.
Para estas regiões não há previsão de chuva para os próximos dias. As precipitação devem continuar ocorrendo sobre o Sul do país, São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais e Goiás, confirmando a tendência provocada pelo El Niño, que quando atuante deixa a primavera mais quente e seca na metade norte do país.
Veja a previsão para os próximos dias