O tempo permanece bastante seco no interior do Nordeste do país. Nesta quarta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia, por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu três alertas para a região.
O mais severo, de cor vermelha e de categoria perigo potencial, indica a possibilidade de índices de umidade abaixo de 12% em 170 municípios da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí. Outro alerta idêntico atinge mais 42 municípios do Norte e Noroeste de Minas
Já o alerta laranja, de perigo, indica possibilidade de registros de umidade entre 12 e 20% em mais de mil municípios em sete estados do Nordeste e de estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins. Por fim, o alerta amarelo indica possibilidade de índices entre 20 e 30% em regiões adjacentes aos demais alertas.
Os alertas terão validade a partir das 11h e seguirão vigentes até por volta das 23h. Os horários mais críticos devem ocorrer entre 14h e 17h.
Tais condições de umidade do ar em níveis críticos podem ocasionas problemas à saúde, desde ressecamento de olhos, nariz e garganta, a dores de cabeças e doenças pulmonares. A baixa umidade também representa riscos eminentes de incêndios florestais.
Para amenizar estes riscos, recomenda-se o consumo de bastante líquido, principalmente água, e que se evite atividades físicas nas horas mais secas do dia. Também é importante evitar a exposição ao sol e o uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente. Bebidas diuréticas como café e álcool não devem ser consumidas.
Veja o alerta vermelho (Minas Gerais)
Previsões
Além do tempo seco, o calor deve permanecer forte nas áreas de alerta. AS previsões indicam que as temperaturas seguirão em elevação até o decorrer da semana, com possibilidade de registros de máximas de mais de 40ºC em várias localidades do Oeste da Bahia e do Centro-Oeste do país.
As regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista devem receber chuvas apenas nos últimos dias de outubro.