35 C
Guanambi
29.8 C
Vitória da Conquista

Projeto realiza catalogação de construções históricas de Juazeiro

Mais Lidas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), desenvolveu o projeto “Estudo e Catalogação dos Métodos Construtivos de Edificações Históricas de Juazeiro-BA”, que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) com intuito de catalogar edificações antigas de Juazeiro.

Locais como a Catedral de Nossa Senhora das Grotas, antiga Estação Ferroviária de Piranga, aqueduto do antigo Horto Florestal e Coreto à Praça da Misericórdia, são umas das edificações catalogadas pelo projeto. De acordo com informações da Univasf, a pesquisa, que ao todo catalogou 30 construções históricas da região central da cidade baiana, reuniu em uma página on-line informações sobre essas edificações, com o objetivo de preservar a memória juazeirense por meio de imagens e detalhes sobre os materiais construtivos das obras.

A catalogação está disponível na página do Núcleo de Pesquisas em Estruturas e Construção Civil (Nupecc) da Univasf. A disponibilidade das imagens foi feita de acordo com a imponência da construção, priorizando edificações com maior exuberância e conservação. A pesquisa foi desenvolvida no período de setembro de 2022 a agosto de 2023, pelo estudante do curso de Engenharia Civil João Pedro Reges, orientado pela professora do Colegiado de Engenharia Civil Nailde de Amorim Coelho.

Foto: João Pedro Reges/A catedral de Nossa Senhora das Grotas está entre as construções catalogadas.

O projeto visou identificar, estudar e catalogar edificações antigas de Juazeiro e disponibilizar essas informações virtualmente. “A cidade possui construções belíssimas, algumas tombadas, as quais não tinham uma ampla divulgação, sendo difícil de obter informações ou até mesmo conhecer essas edificações. A pesquisa surgiu com o intuito de suprir essa necessidade e fazer a catalogação numa página da internet”, explica a orientadora do trabalho.

Reges fez a catalogação das construções, realizou os registros fotográficos e elaborou o site, no qual as informações estão disponíveis. O estudante conta que encontrou dificuldades no início da pesquisa, mas o trabalho permitiu seu enriquecimento acadêmico. “Para a continuação do projeto havia a necessidade do entendimento de conhecimentos técnicos de Engenharia Civil e, por estar no início do curso, não possuía essa base. Mas isto foi resolvido com a leitura e estudo do referencial bibliográfico. A catalogação junto com os registros fotográficos me ensinaram a construir um memorial e entender que as informações históricas são importantes para toda e qualquer sociedade”, afirma o discente.

A professora Nailde também ressalta a importância do trabalho para a preservação da memória regional. “Este trabalho contribui para a comunidade juazeirense resgatando imagens, cores e informações sobre as construções antigas, mantendo registradas suas imagens e informações, preservando, assim, as memórias construtivas da região, pois mesmo que surjam modificações nessas estruturas, a catalogação será mantida”, diz.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas