A partir da próxima semana, passageiros que viajam entre Vitória da Conquista e Salvador terão menos opções de dias com transporte aéreo disponível. Desta forma, os aeroportos da capital do estado e a terceira cidade mais populosa, distantes 520 quilômetros por via terrestre, só estarão interligados às terças, quintas e sábados.
O mesmo ocorrerá nos voos partindo do Aeroporto Internacional de Salvador para Ilhéus e Porto Seguro, que também perderam frequências. A Azul Linhas Aéreas, empresa responsável pelas ligações, chegou a suspender inteiramente os voos para as três cidades, no entanto, após apelo do governo do estado, recuou e decidiu continuar as operações com apenas 50% das frequências atuais.
No primeiro semestre deste ano, por algumas semanas, o Aeroporto Glauber Rocha em Vitória da Conquista chegou a ter três voos para Salvador, operados também pela Gol e pela VoePass. No entanto, as duas empresas suspenderam a oferta nos meses seguintes.
Outra mudança é na ligação com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O voo passará a ser diário e operado em aeronaves maiores. Com uma recente mudança na classificação do aeroporto, agora está permitida a operação com os aviões Embraer E195 – E2, com capacidade para 136 passageiros.
Os voos para o Aeroporto de Guarulhos continuarão sendo operados todos os dias pela Latam e pela Gol. A partir de dezembro, a oferta será aumentada com novos horários e até três voos diários durante algumas semanas.
Movimentação
Entre janeiro e o fim de setembro, cerca de 343,7 mil embarques e desembarques de passageiros foram realizados no Aeroporto Glauber Rocha. Há três meses do fim do ano, o número é pouco menor do que os 346.7 mil procedimentos do tipo registrados durante todo o ano de 2022, marca que foi superada nos primeiros dias de outubro.
Embora o número de voos tenha diminuído em relação ao primeiro semestre, a oferta de assentos permanece nos mesmo patamares, levando em conta o uso de aviões maiores, com capacidade para até 186 passageiros, como é o caso do Boeing 737 usado pela Gol nas ligações com São Paulo.
Veja as estatísticas: