A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (26) informando sobre uma interrupção no abastecimento de água que afeta algumas localidades na região.
O motivo é a necessidade de mais uma manutenção emergencial nas tubulações e bombas que formam a Adutora do Algodão.
As cidades afetadas por essa interrupção incluem Guanambi, Candiba, Palmas de Monte Alto e Matina, além dos distritos de Mutãs (Guanambi) e Pajeú do Vento (Caetité).
A previsão é que o serviço seja normalizado até às 23h desta sexta-feira (27), no entanto, em algumas localidades, pode demorar até 48 horas para que o abastecimento seja completamente restabelecido.
A Embasa pede a compreensão e colaboração dos moradores das localidades afetadas por essa interrupção temporária. Medidas alternativas para o abastecimento de água, como uso criterioso e o armazenamento de água para uso essencial, são altamente recomendadas durante esse período.
Adutora do Algodão
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Algodão é um sistema que capta água do rio São Francisco no município de Malhada, onde ela passa por tratamento e é distribuída para os demais municípios da região.
As manutenções emergenciais ocorrem sempre que se detecta algum problema ao longo dos mais de 100 quilômetros de tubulações.