Chegaram nesta quinta-feira (26) na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em Vitória da Conquista, mais de mil animais silvestres traficados da Bahia para o estado de São Paulo, onde foram apreendidos.
De acordo com informações da Semma, ao todo foram 1.012 animais apreendidos, entre aves, jabutis e iguanas, que já se encontram no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para receber tratamento veterinário, alimentação e reabilitação. Segundo o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, a condição de saúde dos animais é boa e muito em breve eles retornarão ao habitat natural.
O veterinário acrescentou que as espécies serão soltas em propriedades cadastradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Eles serão observados e se estiverem clinicamente saudáveis serão devolvidos para as áreas de soltura cadastradas pela Semma. Vale ressaltar que todos os proprietários das fazendas cadastrados são ambientalistas preocupados com a preservação ambiental”, reforçou Aderbal.
Os animais chegaram a Vitória da Conquista por volta das 13h, transportados por uma empresa de assessoria ambiental ligada ao Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Silvestres do Estado de São Paulo (Cetras).O papel desses órgãos é essencial na proteção e preservação da fauna local, onde os animais têm a chance de se recuperar dos traumas sofridos durante o tráfico ilegal e serem reintegrados com segurança ao lugar de origem.