Deve chover de forma mais significativa em boa parte da Bahia nos primeiros dias de novembro. As previsões dos institutos de meteorologia apontam para possibilidade de precipitações mais volumosas a partir de quinta-feira (2), feriado de Finados.
O avanço da umidade deve ser suficiente para reverter o cenário de seca na maior parte das regiões produtivas e semiáridas do estado. Boa parte destas áreas ainda não tiveram chuvas expressivas capazes de umidificar o solo a ponto de renovar a vegetação.
As previsões indicam que pode chover entre 50 e 90 mm nas regiões, Extremo-Oeste, Centro-Sul e Sul Baianos. Em toda faixa litorânea do estado também deve chover durante o feriado prolongado, incluindo em Salvador, os as previsões de momento indicam acumulados entre 15 e 45 mm nos próximos dez dias.
Antes disso, no entanto, deve voltar a fazer calor forte em muitas localidades. Até terça-feira (31), algumas cidades da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco podem voltar a registrar temperaturas acima de 40ºC.
Na última sexta-feira, o Inmet divulgou os prognósticos do clima para o mês de novembro. Espera-se novamente calor acima e chuvas abaixo da média nas maiores partes das regiões Norte e Nordeste e chuvas volumosas no Sul do país, característica típica do El Niño em atuação.
Veja a previsão para os próximos dias
Chuvas tímidas em outubro
Entre quarta (25) e sexta (27), algumas áreas do estado registraram algumas chuvas, entretanto, os volumes foram baixos na maior parte das localidades. Em Guanambi o acumulado foi de 12 milímetros (mm) no Centro da cidade, medido pelo pluviômetro da Agência Sertão.
Em Vitória da Conquista os pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) registraram entre 15 e 20 mm na quinta-feira (26). Já em Barreiras, as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 27 mm entre quarta e sábado (28).
Nestas três cidades, as chuvas da última semana representam praticamente todo o acumulado de outubro. Além do tempo seco, o mês foi marcado por altas temperaturas. Na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde as máximas passaram dos 41ºC várias vezes nas últimas semanas, a estação do Inmet registrou apenas 1 mm de chuva na sexta-feira.
Depois das chuvas, já neste domingo (29), o ar voltou a ficar seco nestas áreas e o Inmet voltou a emitir alertas meteorológico de baixa umidade relativa do ar.