O Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, recebeu pela primeira vez uma aeronave Embraer E195-E2, a maior aeronave de passageiros fabricada pela empresa brasileira.
O primeiro pouso ocorreu na manhã deste domingo (29), fazendo o voo da Azul Linhas Aéreas entre a cidade baiana e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.
Com 41,5 metros (m) de comprimento por 35,1 m de envergadura e 10,1 metros de altura, o E195-E2 tem capacidade para 136 passageiros na configuração da Azul, podendo alcançar 144 passageiros em outras configurações. De acordo com a fabricante, a aeronave é considerada uma das mais eficientes e sustentáveis do mundo.
Ela opera normalmente a altitude de 10,9 mil metros, podendo atingir velocidade máxima de 870 km/h e com autonomia para mais de 4,5 mil quilômetros. O trecho entre Belo Horizonte e Vitória da Conquista, de aproximadamente 620 quilômetros, foi feito em pouco menos de uma hora. O avião usado na primeira viagem tem a fuselagem pintada na cor rosa.
A operação no Glauber Rocha só foi possível porque a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) elevou o certificação operacional na categoria contra incêndio de 5 para 7, permitindo operações com aeronaves de maior porte.
De acordo com a gestão do aeroporto, entre as adequações que possibilitaram o certificado, está o incremento do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio. A equipe, que antes contava com 15 integrantes, agora é formada por 32 Bombeiros de Aeródromo, um aporte expressivo para o quesito segurança.
A chegada do E195-E2 pela primeira vez ao Aeroporto de Vitória da Conquista teve direito a batismo, procedimento comum na aviação que consiste em cobrir a aeronave com um arco d’água utilizando caminhões de combate a incêndio.
O momento foi registrado pelo mecânico de aviões e fotógrafo Ytalo Miranda para a página Aero Conquista, dedicada a divulgações de informações aeronáuticas na cidade.
Apesar da operação com modelo ter sido até então inédito na cidade, outras aeronaves com maior capacidade já operam no aeroporto, como é caso do Boeing 737 Max da Gol, usado na ligação com Guarulhos. No entanto, apesar da capacidade maior, de 186 passageiros, o modelo é mais curto que o E195-E2, atingindo comprimento de 39,5 metros.
Outra aeronave de grande porte utilizada nos voos em Vitória da Conquista é o Airbus A320, com capacidade para 180 passageiros e 37,5 m de comprimento. A empresa também opera voos para o Aeroporto de Guarulhos, na Grade São Paulo.
Já os ATR-72, aviões turboélice de menor capacidade, muitos usados no antigo aeroporto, não estão em operação no momento. Entretanto, a VoePassa anunciou que retornará à cidade a partir de 1º de janeiro usando suas aeronaves deste modelo.
Redução de voos para Salvador
A partir desta semana, Vitória da Conquista e Salvador estarão ligadas apenas três vezes por semana por via aérea. Isto porque a Azul decidiu reduzir em 50% as frequências de seu voo, que até então aconteciam de domingo a sexta.
Agora, os passageiros só têm a opção de viajar para a capital do estado terças, quintas e sábados.
Nesta semana a VoePass anunciou que voltará a operar seu voo entre as duas cidades. Serão duas frequências semanais, às segundas e quartas.