O Enem 2023 começa a ser aplicado no próximo domingo, 5 de novembro. Os participantes do exame farão neste primeiro dia as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. Os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h.
O segundo dia, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza, será no domingo, 12 de novembro. O gabarito oficial do Enem 2023 deve ser divulgado no dia 24 de novembro.
Serão, ao todo, 180 questões objetivas e a redação. O conteúdo cobrado do exame é referente ao ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela elaboração da avaliação.
Locais de provas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira (24), na Página do Participante, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Nele consta o número de inscrição do candidato, além de data, hora e local das provas.
O cartão informa também sobre eventuais necessidades de atendimento especializado. Apesar de o cartão não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias do exame (5 e 12 de novembro).
O acesso deve ser feito por meio do login único da plataforma http://gov.br . “Caso o participante não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página http://acesso.gov.br , digitar o CPF e clicar em ‘Avançar’. Em seguida, selecione a opção ‘Esqueci minha senha’”, informou em nota o Inep.
As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.
Para ajudar os estudantes a se preparar para a prova de redação, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência da prova de redação. Além disso, a cartilha traz amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima, mil pontos, no Enem 2022.