Comissão aponta viabilidade de instalação de campus do Ifba de Cajazeiras, em Salvador

Em reunião realizada no dia 20 de outubro, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), integrantes da Comissão responsável pelo Estudo de Viabilidade para Implantação de campus do Instituto no Complexo de Cajazeiras, em Salvador, foram apresentadas observações e investigações realizadas. A Comissão foi instituída pela Portaria 2331, de 20 de julho de 2022, alterada posteriormente pela Portaria 4404, de 25 de novembro de 2022.

De acordo com o Estudo, o IFBA, em atendimento à demanda recebida pela comunidade do Complexo, instituiu uma comissão institucional formada por servidores/as, representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e coletivos políticos do Complexo de Cajazeiras. O grupo teve como tarefa analisar, por meio de dados técnicos, a viabilidade para implantação de um campus na localidade.

Entre os presentes na reunião, estavam Elis Lopes, pró-reitoria da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Nelson Santos, chefe do Departamento de Políticas e Gestão Estratégica da Prodin, Antônio Mota e Kilson Melo, representantes da comunidade do Complexo de Cajazeiras, Jairo Mota, geógrafo e egresso do IFBA, e Hingryd Freitas, docente do Departamento de Geografia do campus Salvador, além da reitora Luzia Mota.

Foto: Reprodução/Ifba

O Estudo de Viabilidade ressalta que a instituição, destaque como multicampia e referência em educação pública, gratuita e de qualidade, “aproxima a população da cultura acadêmica, democratiza o conhecimento e distribui recursos materiais e humanos em maiores áreas de abrangência”.  O documento, que teve como propósito identificar, por meio de coletados quantitativos e qualitativos, as condições fáticas do ponto de vista territorial, socioeconômico e pedagógico para a implantação de uma unidade do IFBA no referido Complexo de bairros, pode ser acessado clicando aqui.

O estudo deverá ser avaliado pelo Conselho Superior (Consup) do IFBA. No caso de aprovação pelo referido órgão colegiado, o estudo deve ser submetido ao MEC e, se aprovado, será iniciada a contratação de empresa responsável pela construção. Paralelamente a esta etapa, deverá ocorrer a elaboração do projeto de implantação a ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), antes do início das atividades na unidade.

Sobre o Estudo de viabilidade técnica

O relatório foi estruturado em 4 capítulos, além da apresentação. No capítulo 1, é apresentado o objetivo do estudo no capítulo 2; no capítulo 3, foram descritos os percursos metodológicos adotados para a realização do estudo e os instrumentos de coleta de dados utilizados; em seguida, no capítulo 4, foram apresentados os resultados das análises dos dados coletados; no capítulo 5, são apresentadas as considerações finais do estudo; ao final, foram inseridas as referências utilizadas. Com base nos levantamentos, investigações e análises realizados, o estudo aponta preliminarmente as condições necessárias para viabilizar a implantação do campus, que depende de decisões de instâncias como o Consup e o MEC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile