Chuva na região de Guanambi veio acompanhada de grande intensidade de raios

Voltou a chover na Região de Guanambi neste domingo (5). Nuvens carregadas chegaram no fim da tarde e vieram acompanhadas de muitos raios e trovões. Em algumas áreas, a incidência foi superior a 20 raios por quilômetro quadrado.

Os dados são do Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat). A chuva e os raios também atingiram outras regiões, como o Extremo-Oeste, o Vale São-franciscano e partes do Centro Norte baiano.

Até o momento, não foi oficializado nenhum registro de acidente provocado pelas descargas atmosféricas. Até o fechamento desta reportagem, as nuvens carregadas continuavam sobre a região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de cor laranja pela manhã alertando para a possibilidade de tempestades e chuvas intensas em 161 municípios baianos. As condições são válidas até as 10h desta segunda-feira (6). (veja os alertas)

As previsões indicam que deve continuar chovendo em áreas da Bahia pelo menos até terça-feira (7). No decorrer da semana, o tempo deve voltar a ficar seco na maior parte do estado e as temperaturas tendem a entrar em elevação com o passar dos dias.

Chuva acumulada

Desde o dia 1º de novembro, áreas de instabilidades começaram a se formar sobre a região de divisa da Bahia com Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins.

Em Guanambi o pluviômetro da Agência Sertão registrou acumulado de 58 milímetros (mm) no período, sendo 38 mm entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada de sexta-feira (3), e 20 mm neste domingo (5). Tanto a estação automática do Inmet, quanto o pluviômetro do Cemaden estão inoperantes na cidade por problemas técnicos e não registraram as chuvas.

Cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista ficaram praticamente de fora da rota das chuvas. Elas registram apenas pequenas precipitações neste período.

De acordo com a rede de pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Juazeiro foi a cidade baiana com mais chuvas nos primeiros dias do mês, foram 117 mm acumulados. Cocos vem logo em seguida com 104 mm.

Maiores acumulados de chuva na Bahia (1º até 22h do dia 5 de novembro)

  • Juazeiro – 117 mm
  • Cocos – 104 mm
  • Iuiu – 87 mm
  • Pau Brasil – 63 mm
  • Ibipitanga – 55 mm
  •  Barra do Choça – 52 mm
  • Carinhanha – 44 mm
  • Rio do Pires – 38 mm
  • Urandi – 34 mm
  • Ibicoara – 32 mm
  • América Dourada – 28 mm
  • Barra da Estiva – 28 mm
  • Ibiassucê – 27,2 mm
  • Igaporã – 27 mm
  • Bom Jesus da Lapa 26,4 mm

 

Cuidados para evitar acidentes com raios

  1. Procure abrigo seguro: Durante uma tempestade com raios, busque refúgio em locais seguros, como edificações com sistemas de proteção, carros com carrocerias metálicas e estruturas de proteção.
  2. Evite áreas descampadas: Mantenha distância de áreas abertas, campos, árvores isoladas, lagoas, praias e qualquer local que não ofereça proteção adequada.
  3. Não se abrigue debaixo de árvores: Evite ficar debaixo de árvores isoladas durante uma tempestade, já que elas aumentam o risco de ser atingido por um raio.
  4. Não permaneça em locais de risco: Caso esteja em uma área aberta sem abrigo, deite-se no chão, mantendo-se longe de árvores e objetos metálicos.
  5. Evite contato com objetos metálicos: Durante uma tempestade com raios, mantenha-se longe de objetos metálicos, como cercas, trilhos, encanamentos, eletrodomésticos e eletrônicos.
  6. Mantenha-se informado: Fique atento aos avisos meteorológicos e mantenha-se informado sobre as condições climáticas. Se um alerta de tempestade com raios for emitido, busque abrigo imediatamente.
  7. Tenha um plano de ação: Eduque-se e crie um plano de ação para lidar com tempestades, especialmente se você vive em uma região propensa a esses eventos climáticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile