O Governo da Bahia reconheceu a situação de emergência em oito municípios por causa da estiagem. Os decretos foram assinados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10).
Os municípios afetados são Aracatu, Bom Jesus da Serra, Casa Nova, Guanambi, Macaúbas, Manoel Vitorino, Piripá e Sítio do Mato. Todos já estavam sob situação de emergência decretada por seus respectivos prefeitos.
Com o reconhecimento estadual, as prefeituras poderão continuar com as ações emergenciais implementadas para atender a população afetada pela falta de água.
Elas também podem solicitar o apoio do Governo Federal para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água potável, com utilização de caminhões-pipa e outras ações para melhorar a disponibilidade de água.
Este ano, por conta do El Niño, o semiárido baiano tem registrado chuvas ainda mais escassas e temperaturas cada vez mais elevadas. O mês de novembro começou com chuvas expressivas em algumas áreas, porém com bastante irregularidade.
A partir deste fim de semana, a nova onda de calor deve começar a agir no estado, elevando as temperaturas em todo o interior, principalmente no Extremo-Oeste, Vale São-franciscano e Centro Sul, bastante afetadas pelo calor de setembro e outubro.